Política

“Isolamento em MT é piada; negacionistas se apegam a kit-Covid”

Foto: Mídia News

O deputado de oposição Lúdio Cabral (PT) pediu durante a sessão de terça-feira (14) aos colegas parlamentares que “tranquem” a pauta na Assembleia Legislativa para apreciar e votarem projetos apenas referentes a combate à pandemia no novo coronivírus, a Covid-19. Segundo o parlamentar, o isolamento social no Estado "é uma piada".

 

A declaração do petista foi feita após o presidente do Legislativo, deputado Eduardo (DEM), relatar o seu drama com o novo coronovírus. Segundo Botelho, ele precisou sair de Mato Grosso devido ao colapso no sistema de saúde e procurar um leito em São Paulo.

 

“Barranco, você está correto. Temos que trancar a pauta da Assembleia Legislativa para nos dedicar integralmente ao enfrentamento da Covid-19”, disse o parlamentar, referindo-se ao colega de partido Valdir Barranco, que havia levantado a questão de “sobrestamento” de pauta.

 

“Porque ainda há muita coisa a ser feita. Não foi tomada qualquer medida de proteção social, alimentar e econômica de verdade para a nossa população”, completou.

 

Para Lúdio, os poderes públicos federal e estadual vêm “negando” e subestimando o poder de transmissão do novo vírus quando não atua de forma conjunta a intensificar o isolamento social.

 

“O isolamento social é uma piada, é de fachada. E os negacionistas, agora, se apegam ao 'kit-Covid'. Eu tenho feito teleatendimento e colocado para as pessoas a utilização de medicamento precoce, mas não é essa a tábua de salvação do enfrentamento a Covid-19”.

 

“É a articulação de todo o sistema de saúde. É o diálogo com toda a sociedade civil, é o poder público coordenar e atuar de forma sincrônica, sintonizada para enfrentar esse drama”, afirmou.

 

“Gripezinha”

Ao citar os negacionistas – movimento de pessoas que não acreditam que na Covid-19 exista – o parlamentar lembrou o episódio em que o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) classificou a pandemia como “gripezinha”.

 

“Ao ouvir a fala do presidente da Assembleia, fui recapitulando tudo que aconteceu no nosso País e no nosso Estado desde a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O negacionismo, a irresponsabilidade, a falta de planejamento, a falta de coordenação, a subestimação da pandemia”. 

 

“Quem se lembra de um pronunciamento em cadeia nacional do presidente falando que era uma 'gripizinha'. A melhor defesa que temos contra a Covid-19 é o isolamento social, é quarentena rigorosa”, afirmou.

 

Lúdio – que é médico sanitarista – citou como exemplo a ser seguido o isolamento rigoroso adotado na Argentina.

 

“O País vizinho, a Argentina, adotou uma quarentena desde o dia 20 de março. A maior quarentena do mundo. A mortalidade lá é 10 vezes inferior do que mortalidade no Brasil. Aqui em Mato Grosso o governador subestimou a doença”, disse.