Geral

Japão confirma 26º caso de gripe aviária; mais de 90 mil aves serão abatidas

Foto: Canal Rural

Ministério da Agricultura do Japão confirmou na segunda-feira, 14, o 26º caso do surto de gripe aviária “altamente patogênica” em regiões do país. A doença foi confirmada em uma fazenda de frangos na cidade de Hinata, província de Miyazaki, onde será necessário o abate de 46 mil frangos.

Ainda de acordo com a pasta, houve ainda a confirmação de casos em uma planta de processamento de aves na cidade de Kawanami, província de Miyazaki, onde 20 mil animais também serão sacrificados. Além disso, uma granja produtora de ovos na cidade de Miho que precisou ser isolada em um raio de 3 quilômetros, já que 28 mil aves foram detectada com a doença.

“No último domingo, 13, recebemos denuncias que o número de animais mortos havia aumentado. No mesmo dia, um teste simples de influenza foi realizado e o resultado foi positivo na propriedade”, informou o departamento em nota oficial.

Segundo o Ministério da Agricultura do país asiático, a doença é causada pelo vírus influenza A, do tipo H5N1, que raramente afeta os humanos, porém quando ocorre a contaminação pode causar sintomas parecidos com os da gripe comum, como febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza.

O Japão tem uma produção de 185 milhões de galinhas para produção de ovos e uma população de 138 milhões de frangos, de acordo com o Ministério da Agricultura.