Política

JEPP 2023 é lançado na Escola Vila Bela

A Escola Municipal Vila Bela foi o ponto de largada para mais uma edição do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Na manhã desta quarta-feira (29 de março), os alunos que participam da iniciativa, viabilizada por meio da parceria da Prefeitura, via Secretaria de Educação (Semed), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), receberam o material para guiar a jornada que abrirá os horizontes acerca do empreendedorismo.

O coordenador do Sebrae em Sorriso, Marcelo Alexandre Ferreira, informa que, ao todo, 1.450 alunos da rede municipal de ensino vão aprender, na teoria e na prática, a lidar com cálculos de risco, viabilidade econômica e, principalmente, com o empreendedorismo.  Para tanto, estes temas serão trabalhados por meio de eixos temáticos como “ervas aromáticas”, “temperos naturais”, “oficinas de brinquedos ecológicos”, “locação de produtos” e “sabores e cores”.

Além da Vila Bela, o JEPP vai fazer parte da rotina dos alunos do 1.º ao 5.º ano das escolas Leôncio Pinheiro, Leonel Brizola e Francisco Donizeti. Depois de muito aprender, partilhar, desenvolver e calcular, será a hora de os alunos colocarem em prática o aprendizado vivenciado, por meio de feiras em que estarão à venda, com preços simbólicos, alimentos, bebidas, aromatizantes, temperos, e brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis. Outro nicho que também será trabalhado pelos 50 professores que integram a iniciativa é prestação de serviços: em edições passadas, teve turma que faturou com a disponibilização de pula-pula e de sala de dança.

“É uma iniciativa fantástica, que trabalha o empreendedorismo de modo construtivo com as crianças, em que elas estudam, planejam e executam ações práticas, reforçando suas habilidades, potencializando a força criativa e, principalmente, trabalhando de forma colaborativa”, destaca a secretária de Educação de Sorriso, Lúcia Drechsler.

Para o prefeito Ari Lafin, que ajudou a distribuir o material para a criançada no comecinho da manhã, aprender a empreender é fundamental para a formação dos “adultos de amanhã”. “Cada vez mais, o mundo exige criatividade, resolutividade e ação e, quando vemos projetos como este, temos a certeza que cada uma destas crianças está sendo despertada em suas potencialidades, vai levar isso para casa, partilhar com os pais, os irmãos, e sim, vai ver a vida de outra maneira, ciente de sua capacidade de fazer a diferença de maneira positiva”.

As boas vindas ao JEPP também foram dadas pelo vice-prefeito Gerson Bicego; pela secretária-adjunta de Educação, Roberta Novello de Bem; pelo secretário de Administração, Estevam Calvo; pela coordenadora de projetos da Semed, Ivanete Ferro;  por coordenadoras,  professoras que integram a iniciativa e demais servidores públicos.

 

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Ney Pinheiro e André Alexandre