Geral

Laudo da Fiocruz confirma caracol indiano que transmite meningite

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que os caracóis encontrados em Chapada dos Guimarães são da espécie indiana, capaz de transmitir doenças graves.

Os moluscos haviam sido encontrados por moradores do Bairro Cohab no início de dezembro. Logo a Vigilância da cidade iniciou a fiscalização para conseguir capturar os exemplares, que foram encaminhados ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Até o momento, Mato Grosso foi o terceiro estado brasileiro, junto com São Paulo e Paraná, que confirmou a existência de caracóis indianos. Essa espécie é invasora e pode ser hospedeira de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite.

Em entrevista à TV Chapada, o superintendente da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Marcelo Amaro, garantiu que até o momento não existe nenhum relato de que as espécies que existem no Brasil tenham sido vetores dessas doenças graves.

“Todos dizem que não existem nenhum relato no Brasil inteiro que essa espécie seja vetor de algum parasita. O que acontece é que ela é uma espécie exótica, invasora, ela ataca a agricultura, plantações...”, explica.

Os laudos da Ficruz serão encaminhados para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Dos moluscos encaminhados à Fiocruz, não foi possível identificar que se eles transportavam algum microrganismo capaz de contaminar humanos com alguma doença, pois os exemplares já estavam mortos quando chegaram na fundação.

O superintendente ainda orienta a população afirmando que elas podem comprar “iscas” em lojas de agriculta que são voltadas para matar espécies de moluscos e não afetam animais como cachorro e gato.

Apesar disso, a Vigilância em Saúde orientou que, caso algum morador veja o caracol, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone: (65) 99232-3127. Após a confirmação da espécie, o superintendente afirma que a vigilância está investigando de que forma a espécie conseguiu entrar no Estado. A suspeita é que algum estabelecimento que vende plantas possa tê-lo trazido. 

“Até o momento não conseguimos identificar nenhuma (empresa) que importe da Índia, mas identificamos uma que importa de outro estado”, afirma.

Leia a nota da secretaria de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães – MT, informa que no dia 26 de janeiro do ano de 2022,às 20 horas, recebeu um ofício da SES-Secretaria Estadual de Saúde, informando que o caracol coletado em Chapada dos Guimarães e enviado para análise como suspeito de ser o “caracol indiano”, foi identificado como Macroclamys indica god-austem, 1883, espécie exótica invasora (que causa danos na agricultura), e que as análises parasitológicas não puderam ser realizadas.

Portanto, estamos aguardando o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde – MT, que em ofício disse que: “ Diante do exposto, informamos que estaremos elaborando um informe para estabelecer o fluxo das informações sobre estes animais”.

Esclarecemos que segundo informações que obtivemos de técnicos da área, ainda não foi encontrado, no Brasil, moluscos dessa espécie que são vetores de algum tipo de microrganismos.

Segundo a SES/MT, por se tratar de uma espécie exótica, os laudos e providencias serão encaminhados a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e INDEA, por serem as entidades de controle desse animal no estado, cujo os quais tomarão as devidas providencias. Assim que a secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães, for solicitada para participar de alguma ação de novas coletas ou outras, estaremos prontos para executar imediatamente.

Desta forma, seguimos as orientações dos órgãos estaduais competentes para dar seguimento nas ações que nos compete como Vigilância em Saúde.