Geral

Lei cria campanha de incentivo à doação de medula óssea para ser divulgada durante trailers nas salas de cinema em MT

Uma lei estadual que cria campanhas de incentivo à doação de medula óssea para ser divulgada durante o momento dos trailers nas sessões de cinema foi sancionada pelo governo estadual no final de maio.

A medida passa a entrar em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial.

Segundo o autor da proposta, deputado estadual João Batista (PP), a ideia é ressaltar a importância desse tipo de doação e desmistificar alguns pré-conceitos que a população tem sobre o assunto.

 

"Precisamos cada vez mais investir em campanhas publicitárias de incentivo à doação de medula óssea, sensibilizando a população quanto à necessidade de aumentar o cadastro de doadores”, afirmou.

 

A partir de agora, as empresas que administram as salas de exibição no estado estão obrigadas a inserirem as peças publicitárias antes dos filmes.

Voluntários de medula óssea

Atualmente, existem 66.671 voluntários cadastrados no estado como doadores de medula óssea, de acordo com o Regitro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas  — Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas — Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

No país, são mais de 5 milhões de cadastrados.

No MT Hemocentro, considerado o único banco de sangue público do estado, o número de pessoas voluntárias para este tipo de doação chega a 277.241, de acordo com dados dos últimos três anos.