Agronegócios

Levantamento aponta que Sorriso é o município mais rico do agronegócio

Um levantamento do Ministério da Agricultura aponta que Sorriso é o município mais rico do agronegócio no país. A análise tem como base os dados da produção Agrícola Municipal (PAM) referente ao ano de 2020. Em Mato Grosso, onde há outros 34 municípios inseridos na lista dos mais abastados, a agropecuária tem participação relevante no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, estimada em 21,36%.

Sorriso, que é o líder na geração de valor, a agropecuária representa 26,65% do PIB do município, e Sapezal, líder na produção de algodão, representa 53,17% do valor do PIB municipal. Nesse exemplo, mais da metade do PIB municipal provem da agropecuária, segundo o estudo.

Conforme consta na nota, duas classificações foram utilizadas, o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, e o PIB dos municípios. Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB.

O ano de 2020 foi a principal referência utilizada na nota. O IBGE destaca a produção de algodão, soja, milho, café e cana-de-açúcar.

A maior parte dos municípios com maior valor da produção está em Mato Grosso. Os demais estados, que contêm a maioria dos municípios classificados entre os 100 mais ricos, são a Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O Mato Grosso tem 35 municípios, Bahia 9, Goiás 10, Mato Grosso do Sul 13, Minas Gerais 8, São Paulo 6. Os demais municípios estão distribuídos em Pernambuco (1), Maranhão (2) Pará (4), Brasília (1), Piauí (2), Paraná (4), Tocantins (1) e Rio Grande do Sul (2).

“Outros trabalhos mostram que esses municípios têm apresentado taxas de crescimento do emprego acima da média do estado correspondente, e também renda per capita superior à média. Do mesmo modo, outro indicador como o IDH dos municípios analisados, é considerado elevado”, aponta a nota.