Geral

Lideranças cobram do Governo solução para a BR-163 em Mato Grosso

Vereadores e prefeitos do Nortão voltaram a cobrar uma solução para a BR-163. A queixa foi apresentada ao senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), para ser levada ao Governo Federal. Em entrevista à rádio Jovem FM, no programa A Verdade no Rádio, o político falou sobre esse e outros assuntos relevantes para o desenvolvimento da região. Também nesta sexta, o político participa ao vivo do programa Balanço Geral, da TV Sorriso, apresentado por Chagas Abrantes.

Segundo o senador Fagundes, a solução para a BR-163 está em trocar o controle acionário da empresa ou na realização de uma nova licitação. A Rota do Oeste, que detém a concessão da rodovia, enfrenta vários problemas. Apesar da cobrança regular de pedágio, a concessionária não vem cumprindo com o cronograma de investimentos em obras e manutenção previstas em contrato e continua cobrando pedágio no trecho.  

 As obras de duplicação da BR-163 estão paradas há mais de 4 anos, no trecho sob concessão da Rota do Oeste, que ganhou a concessão em 2014 e deveria ter duplicado os 800 km entre a divisa MT/MS e Sinop. 

“A produção está crescendo com a adoção de novas tecnologias. A produtividade no campo está em alta e as estradas, logo, logo, não conseguirão escoar todo esse volume de cargas”, disse o senador, ao defender, também, os investimentos em novos modais, como hidrovias e ferrovias.  

A cobrança de uma solução para a BR-163 é um pedido pelos quatro prefeitos de municípios que estão ao longo da BR-163. A concessão do trecho entre Sinop e Miritituba terá duração de 10 anos, com investimentos previstos de R$ 1,87 bilhão para um trecho de 1 mil km. Segundo o edital do governo federal, vencerá quem oferecer o maior desconto sobre o pedágio. 

O leilão estava previsto para o dia 8 de julho, mas nesta quarta-feira a Justiça Federal de Altamira determinou a suspensão do processo de concessão até que seja aprovado o Plano Básico Ambiental – Componente Indígena, com base na matriz de impactos do Estudo de Impacto Ambiental. 

Ao Portal Sorriso, o prefeito Ari Lafin destacou que existem empresas interessadas em administrar a BR-163, as quais estão em contato direto com o Ministério do Transportes. 

"Essa novela eu poderia dizer que ocorre desde o início da concessão porque eles [Rota do Oeste] não vêm cumprindo coma nossa etapa do posto Gil a Sinop. Estamos abandonados. E estamos buscando que as coisas aconteçam. Estamos esperançosos, mas precisamos esperar até outubro se as etapas se confirmam. Nós, prefeitos, Câmaras e sociedade organizada através da OAB, Sindicatos Rurais e Aprosoja, não vamos deixar de cobrar até termos respostas efetivas", frisou. 

Política 

Na rádio Jovem FM, o senador Wellington Fagundes, além de citar os imbróglios referentes à BR-163 e o que está sendo feito na tentativa de resolução dos problemas, citou outros assuntos importantes da pauta política. 

Sobre os Correios, Fagundes não defende a privatização, mas, sim, a modernização da empresa e abertura do mercado para ampla concorrência. "O governo poderia modernizar os Correios e continuar com o patrimônio público e permitir a concorrência", destacou. 

Sobre a questão energética do país, Fagundes aponta que o Governo Federal deveria incentivar usinas solares que utilizam placas fotovoltaicas. 

Sinal de telefonia e internet 

Em Sorriso, não é de hoje que as operadoras de telefonia e internet móvel têm recebido críticas devido à má qualidade dos serviços. Nesta semana, diante de tantas reclamações dos usuários dos serviços oferecidos pelas empredas Vivo, Oi e Claro em Sorriso, o Poder Legislativo Municipal aprovou a Moção de Repúdio nº 54/2021 de autoria do parlamentar Wanderley Paulo (Progressista). 

A matéria destaca à péssima qualidade do sinal de internet, a interrupção de ligações e a falta ou demasiada deficiência na cobertura do sinal para a realização de ligações ou recebimento dos pacotes de dados de internet para navegação. 

Conforme Fagundes, será feita uma audiência com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ainda durante a sua participação na rádio Jovem FM, o senador falou sobre o projeto de conectividade com tecnologia 5G chamado 5GSA, que foi iniciado em uma fazenda do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), em Rondonópolis, em maio deste ano. 

A tecnologia, segundo o senador, deve ser implantada em todas a escolas, bem como nas estradas federais.