Geral

Lucas decreta emergência após aumento de casos de covid e gripe

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) decretou situação de emergência por causa do aumento expressivo nos casos de covid-19, somado ao surto gripal. O decreto não traz prazo para o fim da emergência. No município 40 profissionais de saúde estão afastados com covid-19.

Segundo o documento, por causa da decretação de emergência "fica dispensada a instauração de procedimento licitatório para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde", ou seja, para que as compras de produtos utilizados no combate à pandemia sejam mais rápidas.

Além disso a prefeitura anunciou outras medidas como separar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios dos demais. As unidades de saúde atenderão no período matutino, das 7 às 11 horas, os casos gerais.

Já na parte da tarde, das 13 às 17 horas, serão atendidos os pacientes com suspeita de covid, com exceção das urgências e emergências. O casos mais graves serão encaminhados para o Pronto Atendimento Municipal.

O município também reativou o TeleLucas, atendimento médico por telefone para tirar dúvidas relacionadas a casos com sintomas respiratórios ou sobre a covid-19.

O atendimento do TeleLucas ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h pelos números de WhatsApp (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.