Polícia

Mais da metade dos detentos de MT está na prisão por tráfico

Foto: Gazeta Digital (GD)

Um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional mostrou que em Mato Grosso 51,88% dos detentos que cometeram crimes hediondos foram presos por tráfico de drogas. Já entre os crimes violentos, em 21,53% dos casos o suspeito cometeu um homicídio simples.

Os dados são sobre os detentos presos entre janeiro e junho de 2019, porém, só foram divulgados no final de fevereiro. Nesse período, o sistema penitenciário do Estado tinha a custódia de 13.058 pessoas, sendo apenas 587 mulheres.

Foram realizados levantamentos em relação aos crimes hediondos e os violentos. A primeira subdivisão se refere a um grupo de crimes considerados mais graves como homicídio, estupro, latrocínio e extorsão. Também entram nesse quesito tráfico de drogas e tortura, que são assemelhados aos hediondos e, portanto, tratados com a mesma severidade.

Depois do tráfico, entre os crimes hediondos o que tem o maior número de detentos é o homicídio simples, com 12,2% dos casos. Logo depois vem o homicídio qualificado, com 10,83%, e a associação para o tráfico, com 10,03%.

Já no grupo dos crimes violentos, ou seja, em que há emprego de força, também entram na classificação a lesão corporal, violência doméstica e sequestro, que não são crimes hediondos. O tráfico não faz parte desse quesito.

Em primeiro está o homicídio simples, que é responsável por 21,53% das prisões. Logo depois vem o homicídio qualificado, com 19,11%, seguido do roubo qualificado, com 16,5%, e o estupro, que representa 10,66% dos presos por crimes violentos.

O levantamento também mostrou que os presídios e cadeias masculinos de Mato grosso tinham 8.970 vagas, mas abrigavam 13.058 presos. Já para as mulheres a situação é de menos aperto, com 549 vagas e 587 detentas.

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)