Geral

Mais de 10 mil pessoas estão foragidas da Justiça em MT

Mais de 10 mil pessoas são tidas como foragidas da Justiça, em Mato Grosso. O Ministério Público Estadual – MPE, alertou, nesta semana, que falta investimento em estrutura para a Polícia Civil cumprir os mandados de prisão, uma crítica direta ao Governo do Estado.

Com os criminosos em liberdade, as famílias das vítimas sofrem com a insegurança e o sentimento de impunidade. A Polícia Civil informou, em nota, que com a posse de 315 novos policiais a gerência estadual deve ter novos escrivães, investigadores e delegados.

Essas equipes, segundo defendido, vão reforçar as investigações e o cumprimento das ordens judiciais. Ainda de acordo com a agremiação, nos primeiros cinco meses deste ano a gerência estadual cumpriu cerca de 180 mandados de prisão de foragidos da Justiça no estado.

Ao todo, existem 10.900 mandados de prisão em aberto contra acusados de todo tipo de crime. Em Cuiabá, a gerência estadual tem apenas quatro policiais divididos em duas equipes para dar conta dessa tarefa.

Para a promotora de Justiça, Elisamara Portela, a delegacia de captura precisa de uma atenção especial e vem cobrando o governo estadual uma providência.

“A delegacia precisa de uma atenção especial dos governos para que tenha equipamentos e meios tecnológicos para fazer uma investigação de qualidade. Não é só cumprir um mandado de prisão. Tem que abrir investigação e ir a fundo, principalmente para crimes mais graves”, afirmou.