Polícia

Mais de 180 homens suspeitos de violência doméstica são monitorados por tornozeleira eletrônica

Foto: G1 Mato Grosso.

Dos 4.003 homens monitorados por tornozeleira eletrônica em Mato Grosso, 181 praticaram crime de violência doméstica. Atualmente, 81 vítimas utilizam o botão do pânico como forma de proteção.

Apesar disso, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 100 vítimas ainda não fazem uso do aparelho, seja por não terem procurado a secretaria para a utilização do dispositivo ou porque a própria Justiça não determinou.

De acordo com a Secretaria, sendo autorizado pelo juiz, a vítima que receber o botão do pânico estará segura por um raio de distância onde o agressor não poderá entrar.

No caso da violação deste raio, o botão do pânico vibrará e a Central de Monitoramento fará o contato telefônico com vítima e agressor para que a distância seja mantida.

Caso o agressor não obedeça, a Polícia Militar é acionada para que seja feita a proteção da vítima.

O botão do pânico é oferecido pelo estado desde 2014, sendo amplamente efetivado no estado em 2017, mediante decisão judicial.

De acordo com a Sesp, por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, o estado tem à disposição da Justiça quase mil equipamentos.

O botão do pânico é oferecido em todo o estado, no entanto, grande parte dos equipamentos, está em Cuiabá (49 botões), Sorriso (7 botões), Pontes e Lacerda (6 botões) e Juína (6 botões).

Texto: G1 MT