Geral

Mais de 400 profissionais da educação e estudantes testaram positivo para Covid-19 desde a volta das aulas presenciais em MT

Em Mato Grosso, 237 profissionais da educação testaram positivo para a Covid-19 desde o início do retorno das atividades na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto. Entre alunos e trabalhadores, foram 475 infectados.

Os dados são da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). De acordo com o levantamento, levando em consideração o número total de profissionais, 23.700, o índice de contaminação é de 1%.

Ainda segundo a secretaria, todos os profissionais da educação do estado já tiveram a oportunidade de tomarem as duas doses da vacina contra a Covid-19. Apenas 268 profissionais ainda não foram imunizados e deverão apresentar laudo médico que ateste a contraindicação da imunização.

Já em relação aos estudantes, 238 testaram positivo, em um universo de 393.450, o que significa contaminação de 0,06% dos alunos, afirma a Seduc.

De 5 a 11 de setembro foram confirmados 21 casos entre os profissionais da educação e estudantes. De 12 a 18 de setembro foram 22 casos. De 19 a 25 de setembro 21 casos. De 26 de setembro a 2 de outubro, foram confirmados 11 casos. E de 3 de outubro a até essa quarta-feira (6), 3 casos.

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou, esta semana, a entrega das vacinas para os 141 municípios de Mato Grosso destinadas aos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Muitos municípios, no entanto, já se anteciparam e estão imunizando essa faixa etária.

 

Retorno das aulas no sistema híbrido

Monitoramento realizado pela Secretaria Adjunta de Gestão mostra que 68% dos estudantes em todo o estado já retornaram às atividades na modalidade híbrida, divididos nos Grupo A e B, com revezamento semanal.

A partir do dia 18, o retorno passa a ser obrigatório, com exceção dos estudantes que possuem comorbidades. A estes será garantida a continuidade do ensino de forma remota.

O secretário de Educação, Alan Porto, enfatiza que a preocupação com a evasão escolar é outro fator que aponta para a necessidade do retorno das atividades presenciais 100%.

Todas as Diretorias Regionais de Ensino já foram orientadas para reforçarem a busca ativa pelos estudantes que não estão frequentando as escolas, como forma de garantir o direito constitucional de acesso à educação.

 

Retorno presencial

As aulas na rede estadual de educação de Mato Grosso terão o retorno 100% presencial no dia 18 de outubro. A nova portaria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8).

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatiza que a decisão segue o decreto, publicado na última segunda-feira (4), com base na diminuição nos números de casos da Covid-19 nas últimas semanas. O documento considera a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias, a ampliação da vacinação e aumento da distribuição de doses de imunizantes contra a Covid-19 em todo o Estado.

A nova portaria ainda segue o monitoramento realizado pela Seduc, quanto à frequência dos estudantes no formato híbrido; o baixo índice de casos de Covid-19 nas unidades escolares; as solicitações de várias unidades para o retorno 100% presencial das atividades e a transferência de recursos para adoção das medidas de biossegurança em todas as escolas.

 

Semana de sensibilização

O secretário Alan Porto reforça que os 15 diretores regionais de Educação e os diretores das 727 escolas já estão cientes do retorno 100% presencial e terão uma semana para realizar as comunicações necessárias aos pais e responsáveis.

O secretário pondera que o ensino remoto e o ensino híbrido foram as decisões necessárias para os momentos que o Estado, o país e todo mundo enfrentavam, mas com o avanço da vacinação, a queda constante nos casos de Covid-19, e o baixo índice de contaminação de profissionais e estudantes, o momento agora é de somar forças pela educação das crianças, adolescentes e jovens.

 

Medidas de biossegurança

O uso da máscara facial continua obrigatório em todo o estado de Mato Grosso. O plano de contingência mantém o afastamento do profissional de educação e estudantes que testarem positivo para a Covid-19, pelo período indicado pelo profissional da saúde.

A aferição de temperatura dos estudantes também continuará obrigatória na entrada da escola, não podendo assistir aulas quem apresentar febre. Toda as unidades possuem uma sala de isolamento onde o estudante permanecerá caso necessite aguardar que o pai ou responsável o busque.