Geral

Mais de 6 mil casos de sífilis são registrados em Cuiabá em 10 anos, diz prefeitura

Cuiabá registrou, nos últimos dez anos, 6.691 casos de sífilis. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, referentes aos anos entre 2011 e 2021.

De acordo com levantamento fornecido pela Vigilância Epidemiológica,4.868 casos da doença foram do tipo adquirida, 1.295 em gestantes e 528 congênita. A maior probabilidade encontra-se em moradores entre 20 a 29 anos.

Em relação à mortalidade infantil em decorrência da Sífilis Congênita, no mesmo período citado, foram declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) onze óbitos.

A sífilis é uma doença sistêmica causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria Gram-negativa do grupo das espiroquetas.

O modo de transmissão pode ser pelas vias sexual, vertical e sanguínea, sendo as duas primeiras as principais formas de transmissão. Seguindo esse panorama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chama a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o município, os testes encontram-se disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, bem como a medicação recomendada para o tratamento.

A doença pode ser contraída de três formas: a primeira é adquirida sem a utilização dos métodos de prevenção durante o ato sexual, a segunda em gestantes, quando há disseminação pelos vasos sanguíneos e por último a congênita, quando o bebê é infectado via placentária logo nos primeiros dias de vida.

A gerente da Vigilância, Flávia Guimarães explica que trata-se de uma doença de baixo risco se for diagnosticada precocemente e os protocolos indicados para tratamento são de curto espaço de tempo. O paciente pode ir até uma das unidades de saúde e solicitar o teste.