Geral

Mais de 80 pessoas atuaram no combate ao fogo que atingiu estação ecológica, fazendas e terrenos

O Corpo de Bombeiros e agentes de outras instituições, além de populares, somando mais de 80 pessoas, passaram toda a sexta-feira no combate ao fogo que atingiu a Estação Ecológica do Rio Ronuro, em Nova Ubiratã, quatro fazendas (em Vera, divisa de Sorriso com Lucas do Rio Verde e Ipiranga do Norte) e mais dois terrenos urbanos de Sorriso (no bairro Morada do Sol e nas proximidades do cemitério, no Parque Felicidade). Também houve um incêndio de grandes proporções no assentamento Jonas Pinheiro.

Os militares da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Sorriso, que integra o Comando Regional de Bombeiro Militar III, tiveram a atuação de 19 bombeiros militares no combate direto, além de cinco brigadistas, 20 policiais militares da Força Tática, um agente da PRF, cinco integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), um agente da Defesa Civil de sorriso, cerca de 30 motoristas de caminhão e tratores, além de populares.

Mais de 80 pessoas passaram o dia combatendo às chamas para proteger propriedades, animais e riquezas ambientais, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Sorriso, o capitão Moura. “A comunicação entre todas as entidades organizadas fez a diferença”, ressaltou.

A vegetação seca e o calor continuam favorecendo o surgimento de novos focos de incêndio na região, mas o comandante alerta para denúncias sejam feitas por meio dos telefones 190 (PM) e 193 (Corpo de Bombeiros) caso seja visto incêndio criminal.

Na ação conjunta, os integrantes do Ciopaer reabasteceram a aeronave por cerca de 40 vezes para lançar água sobre as chamas.

No assentamento Jonas Pinheiro, o Corpo de Bombeiros com o auxílio de diversas instituições, sitiantes e fazendeiros, controlaram um incêndio em uma pastagem de um sítio com a ajuda de quatro frentes distintas.

Registros

De acordo com os dados apresentados pelo comandante, houve redução de focos de incêndios na região de Sorriso.

Em 2019 foram contabilizados 44 incêndios no mês de julho, e 84 em agosto. Já neste ano, foram 22 em julho e 63 em agosto. “Utilizamos os recursos que temos a favor da comunidade”.