Geral

Mais uma mortandade de peixes é registrada no rio Teles Pires

Foto: Portal Sorriso

Pescadores denunciaram mais uma mortandade de peixes no Rio Teles Pires, em Sinop. Vídeos enviados à reportagem do Portal Sorriso mostram diversas espécies mortas nas proximidades do reservatório da usina de Sinop (UHE - Companhia Energética Sinop) e em vários trechos do rio, como cachara, piau, matrinchã, tucunaré, dentre outros. 

Uma das pessoas que registrou a denúncia por meio de vídeo, gravado no último sábado (15), relata que também foram achados peixes mortos nas proximidades da balsa de Itaúba, cerca de 20 km do local de onde ele registrou as imagens. "É um absurdo o que tem de peixe morto aqui. Não para de descer peixe. E não tem ninguém, nenhuma autoridade de nada".

Um pescador lamentou ao gravar a mortandade dos peixes no Teles Pires e encontrar um cachara com aproximadamente 15 kg. "Olha isso, que crime. Lambari, tudo quanto é tipo de peixe. É algo de ficar muito triste, todo tipo de peixe morrendo. É algo que nos entristece. Os peixes estão morrendo sem oxigênio. Meu Deus do céu, isso é um crime, é um assassinato. Quem vai responder sobre isso? Essa usina tem que ser lacrada. É um prejuízo à natureza, e a nós, pescadores. Quantas toneladas de peixes estão morrendo aqui?", questionou.

Ainda não foi informado à reportagem se a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da regional em Sinop, já está investigando a causa das mortes e quais serão as medidas administrativas e técnicas tomadas para solucionar o impacto ambiental causado no rio.

Portal Sorriso entrou em contato com a Companhia Energética Sinop, empresa responsável pela usina. Foi informado à reportagem que, "em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Diante disso, foram observados espécimes de peixes boiando ao longo do barramento da Usina". 

Em 2019, a UHE Sinop foi responsabilizada pela morte de 13 toneladas de peixes no Rio Teles Pires. 

Veja a nota enviada pela usina na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

 EVENTO OCORRIDO EM 15 DE AGOSTO DE 2020 

A Companhia Energética Sinop, concessionária da UHE Sinop, informa que, em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Diante disso, foram observados espécimes de peixes boiando ao longo do barramento da Usina. Imediatamente, a Companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação. 

Essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes. Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível. 

A Companhia Energética Sinop reforça que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável. 

Texto: Redação Portal Sorriso