Geral

Máscara deixa de ser obrigatória em Barra do Garças e Sinop

As prefeituras de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá) e Sinop (500 km ao norte) decidiram revogar a obrigatoriedade da máscara facial durante a pandemia da covid-19. Na prática isso significa que os estabelecimentos não poderão mais cobrar o uso do equipamento de proteção.

Nos dois casos as prefeituras estão seguindo o decreto estadual 1.304/2022, que desobriga o uso de máscara em Mato Grosso. Porém, para que a liberação ocorra nas cidades, cada prefeito deve alterar os decretos municipais.

Em Barra do Garças, o prefeito Dr. Adilson (PSD) tornou opcional o uso de máscara, com exceção das unidades de saúde como o Pronto-Socorro e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pessoas com sintomas gripais também deverão usar máscara.

Já em Sinop o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) seguiu o decreto estadual integralmente, ou seja, não será mais necessário usar máscara nos espaços públicos e provados. Segundo o gestor, a medida foi tomada por causa da queda nos casos e mortes causados pela covid-19, além da ampliação da vacinação.

Decreto estadual
O novo decreto do governador Mauro Mendes (UB) começou a valer na última terça-feira (7). A máscara era item obrigatório em Mato Grosso desde outubro de 2021. Mesmo com essa alteração, cada município define se seguirá ou não a liberação. Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, o uso de máscaras ainda é obrigatório em espaços fechados.