Geral

Mato Grosso aguarda aval da Anvisa sobre doses vencidas

Mato Grosso aguarda parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicar cerca de 60 mil doses da vacina da AstraZeneca que venceram na última semana. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orientou os municípios que ainda possuem doses do imunizante que extrapolaram a data de validade que as armazenem até a deliberação do órgão federal. Estado até tentou evitar o prejuízo, destinando as vacinas para a 4ª dose de idosos, mas grupo que buscou pela vacinação não englobou o quantitativo.

 

No ano passado, quando foram registradas aplicações de vacinas vencidas no Brasil, Ministério da Saúde informou que elas não deveriam ser consideradas válidas e recomendou a reaplicação após 28 dias. Por outro lado, especialista afirma que se fabricante e órgãos competentes decidirem pela prorrogação da validade, imunização estará garantida.

 

A virologista e epidemiologista, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, explica que esse tipo de prorrogação, no Brasil, deve ser

avaliada pelo fabricante e pela Anvisa. Normalmente os produtos que estão em comercialização têm uma data de validade, mas não quer dizer que após vencida possa fazer mal ou matar, diz, acrescentando que, normalmente, para todas as vacinas sempre se coloca a validade anterior ao prazo limite, para que se justamente acontecer alguma coisa, aquele produto não faça mal.

 

Trettel enfatiza que caso a AstraZeneca tenha sua validade ampliada, esta será avaliada pelo laboratório fabricante e pela equipe de farmacovigilância da Anvisa, que garantam a qualidade e eficácia do produto. Fica difícil dizer se vai fazer mal ou não porque só essas instituições têm acesso as informações específicas do produto e podem dar essa orientação.

 

Diante do cenário emblemático, a doutora em Virologia recomenda que todos aguardem as orientações e a nota técnica para saber o nível da segurança da utilização dessa vacina. É importante ressaltar que o nosso plano nacional de imunização é um dos mais seguros do mundo. A gente não reutiliza vacina. Se a vacina está em dúvida, ela é colocada sob suspeita. Tem uma investigação seríssima sobre ela antes de qualquer aplicação. Há uma grande cautela e preocupação com a segurança do imunobiológico.

 

2ª prorrogação

Caso a validade da AstraZeneca seja prorrogada, será a segunda vez que isso ocorrerá no Brasil. Em maio do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalizou positivamente para a extensão, mas a Anvisa só adotou a prorrogação em agosto. Na época, foi anunciado pelo órgão máximo da Vigilância Sanitária do país que a validade passaria de 6 para 9 meses a contar da data de fabricação.