Geral

Mato Grosso deve ter chuva durante a semana: veja alerta para temporais

A previsão do tempo para o início desta semana indica possibilidade de chuva em boa parte de Mato Grosso.

Com o avanço de uma frente fria ao longo desta semana, as condições de chuva aumentam em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país e, em Mato Grosso, o tempo fica instável e chove até com forte intensidade em áreas do noroeste.

Confira, abaixo, como será a previsão do tempo para a semana. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet aposta para temperaturas na Quarta e quinta-feiras (14 e 15) entre 26°C e 41°C.

Sexta-feira (16) deve ser o dia mais quente. A máxima chega a 44°C e mínima não baixa de 26°C. O céu fica encoberto em alguns dias, mas não deve chover.

A previsão para Lucas do Rio Verde é de pancadas de chuva nesta segunda-feira. Os termômetros marcam mínimas de 23°C e máxima de 38°C.

A previsão para Sinop (500 km ao Norte) é de pancadas de chuva nesta segunda-feira. Os termômetros marcam mínimas de 23°C a 28°C. As máximas vão de 38°C a 42°C.

Os municípios com alerta amarelo são:

Alta Floresta

Apiacás

Aripuanã

Brasnorte

Carlinda

Castanheira

Cláudia

Colíder

Colniza

Cotriguaçu

Guarantã do Norte

Ipiranga do Norte

Itanhangá

Itaúba

Juara

Juína

Juruena

Matupá

Nova Bandeirantes

Nova Canaã do Norte

Nova Guarita

Nova Maringá

Nova Monte Verde

Nova Santa Helena

Novo Horizonte do Norte

Novo Mundo

Paranaíta

Peixoto de Azevedo

Porto dos Gaúchos

Rondolândia

Santa Carmem

Sapezal

Sinop

Sorriso

Tabaporã

Tapurah

Terra Nova do Norte

Vera

Como é feita a previsão do tempo?

Tudo começa com uma imensa base de dados, que alimenta diversos programas com fórmulas matemáticas complexas, que simulam o comportamento da atmosfera.

A previsão do tempo é feita diante da análise de muitos dados ao mesmo tempo. É preciso analisar a atmosfera e o mar, de diferentes formas. Esses dados são observados através das estações meteorológicas(terrestres e marítimas), imagens de satélite, radares meteorológicos e diversos mapas e gráficos gerados pelos supercomputadores.

Como se mede a chuva?

Você sabe como é medida a chuva? Muitos estão acostumados a ouvir quanto choveu em uma determinada região por milímetros. Mas, você sabe o que significa? Chover 50 milímetros é pouca ou muita chuva?

A medida usada para medir a chuva é milímetros por metro quadrado. Um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Quem auxilia na medição da quantidade de chuva são os pluviômetros.

Por exemplo, 50 litros acumulados aos poucos, durante o dia, pode ter um impacto pequeno, mas 50mm em um curto período de tempo, por exemplo, em 1 hora, já é considerado uma grande quantidade de chuva.