Geral

Mato Grosso gera 40 mil novas vagas de trabalho em 2023

Entre admitidos e demitidos, Mato Grosso encerrou 2023 com saldo positivo no mercado de trabalho, com mais de 40 mil novas contratações.

O balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi divulgado na terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Em relação a todo o ano de 2023, o setor que mais teve contratações foi o de serviços, com 17.286 novos contratados, seguido por comércio, com 7.077, e agropecuária, com 6.158 novos trabalhadores.

Segundo os dados, mesmo que o estado tenha tido saldo positivo no acumulado do ano, o mês de dezembro foi preocupantes e demitiu mais do que contratou. Foram 50.577 demissões e 38.326 contratações nos últimos 30 dias do ano passado.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a industrialização da região Centro-Oeste segue sofrendo forte presença e influência da Agricultura.

“O Centro-Oeste vem combinando uma presença forte da agricultura e nesse momento a introdução da indústria, o que é bastante positivo. A região crescerá sua colaboração com o PIB brasileiro, quando olhamos estado por estado”. diz

Saldo nacional

Todas as 27 unidades da Dederação obtiveram resultado positivo no CAGED. O melhor desempenho entre os estados foi registrado em São Paulo, com a abertura de 390.719 postos de trabalho. Já o pior desempenho foi do Acre, que registrou a abertura de 4.562 vagas no ano passado.