Geral

Mauro confirma que greve faz estado estudar viabilidade de presídios privados

Em meio a paralisação dos trabalhos dos policiais penais, com sequência de decisões judiciais contra o movimento grevista e que trata os atos todos ilegais, o governador Mauro Mendes (DEM) confirmou que existe estudo para privatização de presídios em Mato Grosso.

Segundo Mauro, não é algo que é prioridade em seu governo, mas existe sim a possibilidade da mudança acontecer. "O governo faz inúmeros estudos no dia a dia e tem uma fila de prioridades, mas, às vezes, por alguma uma circunstância que acontece, alguma coisa que estava lá embaixo na fila é alçado para o topo das prioridades. É natural que se faça estudos para ver alternativas para situações criadas por eles mesmos”, destacou o governador.

Apesar da pauta ainda engatinhar no Brasil, existem estados que já adotaram o sistema privado para cuidar dos presídio e da população carcerária. No total são 21 cidades no Brasil que têm prisões geridas pela iniciativa privada. São 32 unidades em oito estados.

A possível privatização de presídios ainda é um assunto controverso. Se por um lado há quem defenda como estratégia para melhorar o serviço e reduzir custos para o Estado, por outro há o argumento de que a empresa que conduz o presídio não visa diminuir a população carcerária, mas sim aumentar o número de detentos para tornar o negócio mais lucrativo.