Política

Mendes e mais 13 governadores pedem a Bolsonaro agilidade nas vacinas

Foto: Cenário MT

O governador Mauro Mendes (DEM), em conjunto com outros 13 governadores, emitiu uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), solicitando que a União busque ajuda de entidades estrangeiras e organismos internacionais para comprar vacinas contra a covid-19. Na carta, os chefes de Estado apontam o alarmante aumento de mortes nos últimos dias e que o sistema de saúde estaduais se encontram “no limite de suas forças e possibilidades”.

“Nos últimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), contrataram profissionais de saúde de diversas áreas e viabilizaram a compra de equipamentos, além de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientação da população por meio de estratégias claras de comunicação. Esse conjunto de ações, ainda que indispensável, demonstra estar próximo do exaurimento”, diz trecho da carta.
Para Mendes e os demais governadores, apenas a vacinação em massa, seria a ação mais recomendável para conter a pandemia, “permitindo que o Brasil, seus Estados e Municípios aos poucos, possa retornar à normalidade, com as devidas medidas sanitárias e econômicas”, afirmam.

Os governadores também afirmam que mesmo com o anúncio da aquisição de novas vacinas pelo Ministério da Saúde, é preciso acelerar as compras. “Se não tivermos pressa, o futuro não nos julgar com benevolência. Por isso, pedimos ao Governo Federal, especialmente por meio dos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, esforço ainda maior para obter, em curto prazo, número consideravelmente superior de doses. Caso seja possivel, sugerimos também o requerimento de apoio e intermediação da Organização Mundial da Saúde”.

Entre as justificativas apontadas para a cobrança, os governadores lembram que no Brasil a rápida disseminação da nova variante do coronavírus que tem ceifado mais vidas. “O mundo acompanha com preocupação o rápido avanço do contágio por essa variante no Brasil, o que torna o bloqueio da disseminação desse tipo de vírus matéria de interesse de diversas nações, inclusive porque outras variantes podem dela advir”.

O governadores ainda apontam que a porcentagem da aplicação da vacina no país está muito baixo, o torna baixa expectativa de imunizar efetivamente todos os grupos prioritários. “Os exemplos cada vez mais bem-sucedidos de países que estão contendo a pandemia por meio da vacinação, combinada com outras práticas de prevenção e higiene, não remete a outro caminho que não seja o esforço político e diplomático de todos – liderado no plano das relações internacionais pelo Governo brasileiro – a fim de garantir, desde logo, novos carregamentos de vacinas”.

“Por fim, os governadores que subscrevem este documento estão, como sempre estiveram à disposição para colaborar para a consecução das medidas propostas, e confiam que o Governo Federal pode acelerar os procedimentos necessários – utilizando a importância geopolítica, histórica e econômica do Brasil – à obtenção de novos aportes de imunizantes para a população brasileira”, finalizam .

Em Mato Grosso a taxa ocupação dos leitos de UTIs está em 96,4% conforme dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo governo do Estado.

Assinam a carta Renan filho (AM), Waldez Gomes (AP), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Renato Casagrande (ES), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), João Azêvedo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS) e Belivaldo Chagas (SE).