Geral

Menos da metade dos jovens entre 18 e 24 anos se vacinaram

O último boletim da Fiocruz mostrou que a cobertura vacinal contra a covid-19 ainda é baixa entre os jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso, mesmo com as doses disponíveis em todos os municípios. Nessa faixa etária, menos de 50% dos moradores não se imunizaram ou não tomaram a 2ª fase.

A Fiocruz utilizou dados do Ministério da Saúde até 22 de novembro deste ano. Entre os jovens de 18 a 19 anos, apenas 44,45% se vacinaram. Já dos adultos de 20 a 24 anos a cobertura vacinal contra a covid-19 chega a 49,50%.

A faixa etária que mais se vacinou foi a de 65 a 69 anos, com 94,47% dos idosos imunizados. Das pessoas acima dos 60 anos, mais de 90% estão com as duas doses completas ou com a dose única da Janssen.

Os últimos a serem liberados para a vacinação, os adolescentes de 12 a 17 anos, ainda estão abaixo do esperado, com 9,91% da população-alvo atingida. No entanto, como os dados são de novembro, esse percentual já pode ter aumentado.

"Apesar de todos os esforços e de ter sido distribuído 100% do quantitativo de doses para atender aos esquemas vacinais propostos de cada vacina para determinados grupos populacionais, ainda persistem, de acordo com o intervalo proposto entre as doses, um contingente importante de pessoas que deveriam ter seu esquema vacinal completado que ainda permanece como não vacinado com a D2 ou DU, a exemplo dos idosos a partir de 60 anos e outros grupos populacionais contemplados com a vacina desde as primeiras etapas da vacinação", diz trecho do relatório.