Geral

Ministro cancela vinda a Sorriso, mas inauguração da PRF está mantida

A nova Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sorriso. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que participaria da inauguração, não mais virá à Capital do Agronegócio porque teve que cumprir agenda em Brasília junto com o presidente, Jair Bolsonaro, segundo a assessoria informou ao Portal Sorriso.

Por meio da parceria promovida com a Prefeitura de Sorriso, a 6ª Delegacia da PRF foi revitalizada. Localizada no km 733 da BR-163, sentido Sorriso – Lucas do Rio Verde, a unidade passou por remodelação do layout interno, ganhou nova pintura, iluminação externa com luminárias em LED, novos móveis, persianas e um jardim.

Para tanto, mais que a disponibilização da equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da equipe de paisagismo do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva, assim como de mão-de-obra de reeducandos via Projeto Mão Amiga, a empreitada também contou com a destinação de recursos via Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep), e ainda de devolução de parte do duodécimo pela Câmara de Vereadores. O Conselho de Segurança Pública (Conseg) também atuou no processo.

Além da intervenção promovida pela Prefeitura de Sorriso, a reforma da unidade contou com o aporte de R$ 1,5 milhão via Rota do Oeste, o que resultou em melhorias e ampliação da delegacia, da sala de instrução e da unidade operacional.

“Essa adequação era mais que necessária para melhorarmos as condições de trabalho de nossos PRFs e a parceria entre os poderes foi indispensável para que tivéssemos êxito”, destaca o inspetor Leonardo Ramos, chefe da 6.ª Delegacia da PRF.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a obra teve um investimento de R$ 1,8 milhão e faz parte de entregas institucionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país.

As operações da Unidade da PRF em Sorriso, em 2021, resultaram em 343 prisões. Mais da metade dos detidos (162 pessoas) estavam dirigindo após consumir álcool. Os dados da Delegacia apontam redução de 32% de mortes no trânsito, em 2021, queda de 12% nos índices de acidentes no trecho e 5% a menos de acidentes graves se comparado a 2020. (Com informações das assessorias)