Política

“Momento de lazer pode se transformar em proliferação da Covid”

Foto: Mídia News

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que a decisão de manter suspensas as atividades em parques e outros equipamentos públicos municipais é para evitar que locais se tornem espaços de proliferação da Covid-19.

 

Emanuel vem sendo cobrado pela liberação dessas atividades, uma vez que já autorizou a reabertura das academias.

 

O prefeito justificou que nas academias é possível manter as medidas de biossegurança necessárias a evitar a contaminação pela doença, já nos espaços públicos, as chances de ocorrerem aglomerações são muito maiores.

 

Muitas vezes acontece o contato entre as pessoas de forma mais próxima. É nesse contato que corremos o risco de transformar um momento de lazer em um ato de proliferação da Covid-19

 

“Nas academias dá para estabelecer um controle, distanciamento, limite no acesso de pessoas e higienização constante dos equipamentos. Nas áreas públicas, não é possível por conta do grande fluxo de pessoas. Tanto é que, mesmo com a suspensão, a população continua indo e não quer saber se está ou não proibido. Com isso, os espaços acabam tornando-se focos de propagação do vírus”, disse.

 

“Muitas vezes acontece o contato entre as pessoas de forma mais próxima. É nesse contato que corremos o risco de transformar um momento de lazer em um ato de proliferação da Covid-19”, emendou.

  

Na ocasião, Emanuel reiterou que as medidas adotadas pelo Munícipio – no sentido de liberar ou não determinada atividade - seguem as recomendações das entidades de saúde, que determinam a coibição da aglomeração de pessoas.

 

O Município é responsável por quatro parques: o Parque das Águas, Parque Tia Nair, Parque da Família e Parque da Nascente — Yone de Azevedo Campos.

 

Em todos eles, foram afixadas faixas informando a suspensão das atividades e desativados todos os equipamentos que compõem os espaços como banheiros, quadra de esportes, academia ao ar livre, playground, fonte luminosa, splash zone, show das águas e ParCão.