Geral

Moradores de MT poderão ver eclipse solar anular neste sábado (14); entenda fenômeno

Um eclipse solar anular acontece neste sábado (14) em todo o Brasil e, em Mato Grosso, os moradores terão uma visão parcial do fenômeno, às 14h38 [horário de Mato Grosso]. O g1 conversou com o professor titular de Física da UFMT/Araguaia, Adellane Araújo Sousa, que explica como o eclipse vai acontecer.

Segundo o professor, esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.

"No eclipse anular do Sol, a lua está mais distante da Terra e como a Lua tem um tamanho bem menor do que o Sol, ela não consegue cobrir completamente a superfície deixando um beirada luminosa, chamada de anel de fogo", explica.

O eclipse anular também é chamado de eclipse "anelar" por causa do anel de fogo. O adjetivo Anular vem do Latim anulus, que significa “anel”.

Eclipse solar anular no Brasil — Foto: Luisa Rivas/Arte g1

Eclipse solar anular no Brasil — Foto: Luisa Rivas/Arte g1

Ainda segundo o professor, devido a rotação da Terra, a faixa percorre um caminho chamado de caminho da anularidade (no caso do eclipse anular) ou caminho da totalidade (eclipse total do Sol). Apenas as localidades dentro dessa faixa estreita podem ver o máximo do eclipse (100%).

 

"As localidades mais afastadas da faixa estreita como Cuiabá e Barra do Garças poderão ver apenas uma eclipse parcial", disse.