Geral

Motoristas devem ter cautela ao trafegar nas estradas vicinais

Foto: Decom

Em alerta. É assim que a Prefeitura segue com relação à situação dos cerca de 2 mil km de estradas vicinais de Sorriso. A articulação com produtores rurais também é condição indispensável para garantir a trafegabilidade das vias neste período, em que Sorriso colhe a soja e abastece o mercado mundial.

Para que os grãos dourados possam avançar por mares e chegar a países longínquos, como a China, por exemplo, eles percorrem muitas vias ainda sem asfalto e que, neste momento, demandam ações rápidas e que, muitas vezes, só podem ser feitas com tempo ensolarado, o que tem sido raridade nos últimos dias.

Hoje (3), antes mesmo das 7h da manhã, representantes do Executivo Municipal e de produtores rurais analisaram a situação das estradas, que sofrem as consequências da chuva constante. Conduzida pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin; a reunião contou com a participação do vice, Gerson Bicego; dos secretários municipais Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente); Leonir Capitâneo (Transportes); Emerson de Faria (adjunto de Transportes); Sérgio Kocová (Fazenda); Estevam Calvo (Administração); Hilton Polesello (Governo); do presidente do Sindicato Rural, Silvano Felippeto e também do ex-presidente, Tiago Stefanello; entre outros representantes da Administração Municipal de Sorriso e também dos produtores rurais.

Com um olho na previsão do tempo e outro nas estradas, o grupo se debruça em ações que possibilitem aos produtores rurais a tranquilidade e a segurança para escoar a safra. Logo depois da reunião, uma equipe liderada pelo vice-prefeito percorreu trechos mais críticos para avaliar a situação. Junto com ele, Capitâneo, Emerson e os vereadores Acácio Ambrosini e Rodrigo Machado.

Mesmo com tempo úmido, equipes da Semtra estão, desde ontem (2), trabalhando na recuperação da Estrada do Pau Oco, que teve de ser interditada na segunda-feira (1.ª).Além dela, outros pontos exigem ação imediata: a Estrada Ferla; uma estrada que margeia o Assentamento Jonas Pinheiro e também a via que passa nas proximidades do Abrigo Municipal de Cães e Gatos. “Já mapeamos estes pontos e as equipes estão de prontidão para agir assim que o tempo permitir”, destaca o titular da Secretaria de Transportes (Semtra), Leonir Capitâneo.

Em outra frente, Marcelo Lincoln monitora, junto com secretários municipais de Sinop, Vera, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, a situação desta microrregião para que, havendo necessidade, seja decretado estado de emergência. “Estamos online o tempo todo para avaliar a situação e decidir de forma coletiva”, explica.

Para o presidente do Sindicato Rural, a situação das estradas não é a ideal, mas as vias, de forma geral, ainda estão em condições razoáveis de trafegabilidade. A maior preocupação do líder dos produtores sorrisenses é com relação à colheita. “Estamos há seis dias sem conseguir entrar com maquinário no campo e é possível ver lavouras com soja brotando e soja estragada”, lamenta, informando que ainda não é possível estimar possíveis perdas. “Só depois que esta soja chegar aos armazéns é que isso poderá ser avaliado”. A esperança do agricultor está no sol, que “há de brilhar mais uma vez” e pelo tempo necessário para que os produtores possam escoar o fruto da safra 20/21.

“Estamos sempre atentos para contribuir com nossos produtores, que são a força-motriz não só de Sorriso, mas de todo o Brasil, visto que no agro encontramos as raízes que permitem crescer em diversos outros ramos da economia”, contextualiza o prefeito Ari, reforçando que deve retomar agendas positivas com municípios da região em busca de infraestrutura em outras esferas para as vicinais, visto que muitas delas são rodovias estaduais.

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso. 

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom