Política

MT é líder nacional em gestão fiscal e é o que mais avança em eficiência, avalia CLP

O governo de Mato Grosso se consolida como o Estado com a melhor gestão fiscal do país, dentro do Ranking de Competitividade dos Estados. Mato Grosso também foi quem mais avançou em Eficiência da Máquina Pública, saltando de 14° para 6°. Os dados foram divulgados, hoje, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo ranking, durante evento em Brasília, após avaliar 86 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos, sendo eles Segurança Pública, Sustentabilidade Social, Infraestrutura, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Inovação, Potencial de Mercado e Sustentabilidade Ambiental. 

“Isso mostra que continuamos no caminho certo, porque Solidez Fiscal nada mais é do que cuidar bem do dinheiro público. Arrecadar e aplicar com seriedade, investindo em todas as áreas que importam ao cidadão. É por isso que estamos com milhares de obras e ações na Infraestrutura, na Saúde, na Educação e levando uma vida melhor para os mato-grossenses de todos os 141 munícipios”, analisou o governador Mauro Mendes, durante o evento, ao lembrar que, em 2019, Mato Grosso amargava a 24° posição.

Ele apontou que os avanços em Eficiência da Máquina Pública são resultados das constantes campanhas e investimentos do Governo de Mato Grosso para tornar a administração mais assertiva, menos burocrática e mais ágil na viabilização das ações e serviços que o Estado presta ao cidadão. “Temos feito grande esforço para promover a eficiência. Eficiência é a palavra que mais temos repetido nos últimos meses. Criamos até uma premiação em dinheiro e viagens para estimular os servidores. E esse resultado no ranking é fruto desse trabalho e do comprometimento dos nosso servidores com esse princípio tão importante para a administração pública”, completou.

Ainda no ranking, Mato Grosso se manteve em 10° lugar em Educação, e melhorou a colocação em quesitos como Sustentabilidade Social (de 10° para 8°) e capital humano (de 11° para 8°).

Também estiveram no evento os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Leonardo Albuquerque (chefe do Escritório de Representação em Brasília).

Só Notícias (foto: Mayke Toscano/arquivo)