Geral

MT tem 12 casos da variante delta da Covid-19, diz Ministério da Saúde; Secretaria nega

Mato Grosso tem 12 casos da variante delta, da Covid-19, considerada altamente transmissível, segundo o Boletim Epidemiológico Especial 76, do Ministério da Saúde. Entretanto, ao G1 a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) negou a informação e disse que houve um "equívoco" por parte do órgão federal.

Os dados do boletim correspondem à semana epidemiológica 32, de 8 a 14 de agosto.

Por nota, a SES-MT disse que os dados divulgados no boletim epidemiológico "não estão confirmados pelo Laboratório Adolfo Lutz" e que a pasta "já informou o Ministério da Saúde".

Segundo o mesmo documento do Ministério da Saúde, a variante da Covid-19 mais predominante no estado é a gama, com 85 casos confirmados.

Sintomas da variante delta — Foto: Arte BBC

Sintomas da variante delta — Foto: Arte BBC

 

Alta transmissibilidade

Em outros países, como Israel, Estados Unidos, Reino Unido e China, a delta foi responsável por novas ondas da infecção nos últimos meses. No Brasil, a variante segue avançando, mas a predominante é a gama.

A variante foi identificada inicialmente na Índia, em outubro do ano passado, e os primeiros casos no Brasil foram diagnosticados em maio. Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que essa variante tem se tornado dominante em todo o mundo, por conta da sua alta transmissibilidade.

Os sintomas da delta são parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, mal estar, coriza, dor de garganta e febre.

 

Veja a íntegra da nota da SES-MT:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que os dados divulgados no Boletim Epidemiológico nº 32 do Ministério da Saúde não estão confirmados pelo Laboratório Adolfo Lutz.

A SES-MT já informou o Ministério da Saúde sobre o equívoco ocorrido, que providenciará a correção no próximo boletim.