Polícia

Mulher que teve mãos decepadas pelo marido ganha próteses com dinheiro de vaquinha em MT: 'Muito feliz'

Foto: Portal Sorriso

Pentear o cabelo, lavar louça e digitar mensagens no celular são algumas atividades que Gesiane Buriola da Silva, de 32 anos, está voltando a fazer quase três anos depois de ter tido as mãos decepadas pelo marido, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá.

As próteses foram presentes de amigos que fizeram uma vaquinha online e conseguiram arrecadar R$ 114 mil para pagá-las. Os aparelhos foram colocados na sexta-feira (7), em Cuiabá.

“Estou muito feliz, pois agora vou conseguir fazer minhas coisas sozinha. Essa foi a segunda vaquinha que fizeram e durou oito meses. Da primeira vez não conseguimos dinheiro suficiente”, explicou.

Ao G1, Gesiane contou que pentear o cabelo era uma das atividades que ela ainda precisava da ajuda de amigos e familiares, o que a deixava triste. Com as próteses, ela já consegue fazer isso sozinha.

“Está difícil, mas aos poucos estou voltando a fazer tudo que fazia antes. Sem as mãos, consegui me adaptar para fazer o serviço de casa, mas algumas coisas ainda eram difíceis. As próteses vão me ajudar muito”, disse.

Agora, segundo Geisiane, é preciso do acompanhamento de um fisioterapeuta para ter o controle das mãos.

“O nervo ficou muito tempo parado e agora preciso de ajuda médica para voltar a mexer. A fisioterapia é duas vezes por semana, mas preciso me organizar ainda por causa do gasto com o transporte”, contou.

Autoestima

Apesar de estar feliz por ter ganho as próteses, Geisiane afirmou que já chorou muito com medo do preconceito e de não conseguir fazer tudo que gostaria.

“Quando olhei para as mãos, chorei pensando que não conseguiria mexer, chorei por não conseguir fazer minhas coisas como gostaria, e por medo de sair na rua e as pessoas rirem de mim”, relatou.
Com o apoio dos amigos, Geisiane afirmou que conseguiu usar as mãos e passou a gostar mais de si.

“Fiquei triste no começo, mas quando vi as fotos me animei. Fiquei mais bonita e já até coloquei unhas postiças. É estranho, mas aos poucos vou me acostumando”, afirmou. Saiba mais.

Texto: G1 MT