Geral

Mulheres são apenas 10% dos candidatos a prefeito em MT

Foto: Gazeta Digital (GD)

Nas eleições deste ano, as mulheres são apenas 10% dos concorrentes ao cargo de prefeito nos 141 municípios de Mato Grosso. Dos 478 candidatos, são 430 homens e 48 mulheres, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A proporção para o cargo de vice-prefeitos é um pouco melhor, as mulheres representam 22,61% do total. São 373 homens e 109 mulheres. Já para vereadores, dos 11.729 candidatos, 7.567 são homens e 4.162 mulheres, o que significa 35,48% do sexo feminino.

Entre as candidaturas femininas, em dois municípios há duas candidatas: Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul). E em Chapada dos Guimarães, a atual prefeita, Thelma de Oliveira (PSDB), tenta a reeleição.

Em Chapada dos Guimarães, as duas mulheres no pleito são Thelma de Oliveira e Michele do Banco (PP). A primeira é enfermeira por formação, mas ficou conhecida na política por ser esposa do falecido ex-governador Dante de Oliveira. Na disputa pela reeleição, ela tem como vice o corretor de imóveis Rodrigo Moreira (PSDB) e não fez coligação.

Já Michele do Banco, tem esse apelido por ser bancária. Ela concorre com a coligação "Progresso, Fé e Honestidade", que une PP e PSC. Eleita vereadora em 2016, neste ano ela tem traz em sua chapa como vice o Pastor Erlindo (PSC).

Em Barão de Melgaço, a disputa tem Margareth de Munil (PSDB) e Mari Ribeiro (PSL). Margareth é geógrafa, nascida em Cuiabá, e já foi eleita vereadora em 2004 e vice-prefeita em 2012. Dona de um patrimônio de R$ 1,5 milhão, ela tem como vice o contador Victor Hugo (PSDB) e não formou coligação para a eleição.

Sua concorrente, Maria Ribeiro, é dona de casa, nascida em Rondonópolis (212 km ao sul) e tem apoio do PROS na coligação "De volta ao Progreso". Em sua primeira eleição ela traz como vice Arnaldo Gonçalves (PROS).

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)