Geral

Mutirão de limpeza contabiliza retirada de mais de 30 caçambas de lixo

Mais de 30 caçambas de lixo recolhido. Esse é o saldo do mutirão de limpeza realizado terça (16) pelas Secretarias de Saúde e Saneamento e de Obras e Serviços Públicos no Distrito de Boa Esperança. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Júnior Antônio de Barros, o lixo foi recolhido de residências, vias públicas e terrenos baldios. Todo o material foi encaminhado para destinação correta no aterro sanitário. Segundo o coordenador, a força tarefa contou com a participação de 22 Agentes de Combate a Endemias e a intenção foi “realizar um pente fino no Distrito, eliminando todo material descartável e lixo que possam servir de criadouro para animais peçonhentos”.

Júnior lembra que o município e a região estão no período de chuvas que aliado ao calor do verão traz à tona “inimigos” indesejados como o mosquito comum e o Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, Zika e Chicungunya. “As pessoas lembram da dengue e das demais enfermidades no período de chuvas. É claro que temos que intensificar o cuidado nesse período, mas precisamos alterar os hábitos e manter tudo limpo durante a estiagem também”, pontua.

Além disso, o coordenador destaca que ao depositar lixo a céu aberto outras situações também se fazem presentes. “São bueiros que entopem e acabam causando transtornos, por exemplo. Também temos a formação do espaço ideal para a criação e proliferação do mosquito comum, do Aedes aegypti, de cobras, ratos, aranhas e demais animais peçonhentos”, frisa.

Júnior salienta que os mutirões de limpeza são uma forma de intensificar as ações de limpeza. “Mas lembramos a todos que cada um é responsável pelo seu lar; então é essencial que uma vez por semana verifiquem recipientes, calhas, plantas, cisternas, etc., e que toda a população nos auxilie não descartando lixo a céu aberto”, aponta. Ele completa que hoje 35 agentes de combate a endemias atuam no Departamento de Vigilância.

 

Mutirão no Jardim Carolina

E no próximo sábado (20) das 7 às 11 horas, a equipe irá realizar um mutirão de limpeza no Jardim Carolina. O ponto de partida dos agentes será a escola do bairro. “A partir daí vamos nos distribuir e passar por todas as ruas”, finaliza o coordenador.

Claudia Lazarotto

Fotos: Vigilância Ambiental