Geral

Na região, Sorriso desponta como o município que mais aplicou doses

Foto: Portal Sorriso

De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado terça (08) (confira aqui) na região Centro Norte do Estado, Sorriso é o que mais tem aplicado doses em relação ao percentual de imunizantes recebidos. Os dados do Estado referem-se à 22.739 doses enviadas, das quais o Município aplicou 18.563 entre primeiras e segundas doses, totalizando 81% do número geral de imunizantes enviados pelo Estado.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, o Município tem se organizado para aplicar a vacina com agilidade. “Conforme estamos recebendo as doses, imediatamente estamos entrando em contato com o público alvo dos grupos prioritários e realizando as imunizações”, explica.

 “Nesse momento estamos avançando na imunização dos trabalhadores da educação como técnicos, zeladoras, etc. e finalizando a primeira dose dos professores que prontamente atenderam nosso chamado e procuraram os drives-thrus com muita celeridade. Além da educação também estamos imunizando pessoas portadoras de comorbidades com a primeira dose e aplicando segunda dose em idosos”, detalha Marchioro.

Vacinas recebidas pelo MT

Ainda de acordo com relatório, até terça (08) Mato Grosso recebeu do Ministério da Saúde 1.407.701 doses de vacinas contra Covid-19 e já disponibilizou 1.407.151 aos 141 municípios, o que equivale a 99,9% do total recebido. Do total enviado as prefeituras aplicaram 948.472 (76%), sendo 657.760 como primeira dose e 290.712 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 78% de aplicação geral.

O Estado informou também que apenas as segundas doses da AstraZeneca, recebidas em maio, foram pactuadas e retidas pelo Estado, pois serão distribuídas em data próxima da aplicação.

O total de imunizante enviado para cada estado é definido pelo Governo Federal. No Mato Grosso a distribuição é feita pelo Governo do Estado aos 14 Escritórios Regionais de Saúde, local em que cada município retira o imunizante. A escolta até os polos é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea na distribuição.