Geral

Neusa Pazinato, merendeira de Sorriso, participa de "Master Chef" das Merendeiras do Brasil que vai passar na RedeTV

Uma competição no estilo "Master Chef" envolvendo 15 merendeiras de escolas públicas brasileiras, selecionadas por diferentes regiões do país a partir de critérios técnicos, irá premiar com uma viagem e uma quantia em dinheiro a melhor profissional que, durante o ano letivo, prepara as refeições para centenas ou milhares de crianças. É o Merendeiras do Brasil, um reality show de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que foi apresentado nesta terça-feira (8) em coletiva de imprensa em Brasília. O programa, dividido em oito episódios, será gravado e posteriormente exibido aos domingos no canal aberto RedeTV. Mas, durante dado momento do evento de divulgação da iniciativa, o assunto ficou um tanto quanto ofuscado.

O município de Sorriso foi selecionado para participar do ‘Merendeiras do Brasil’, um reality show em que merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil participarão de uma competição, produzindo receitas criativas, saborosas e saudáveis com ingredientes utilizados na alimentação escolar. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, o município foi reconhecido pelo trabalho da equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e pela participação, acima da média, da agricultura familiar na alimentação escolar. 

Serão 15 municípios participando da competição com merendeira e cinco nutricionistas representando as regiões do País. O programa conta com um júri formado por quem conhece a alimentação escolar para analisar os pratos. 

A nutricionista do Departamento de Nutrição da Semec, Danúbia Coradini, e a merendeira do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Professora Loide Rosa Soares, Neusa Pazinato do Nascimento Dapont representarão o município no reality. "Danúbia representará Sorriso e a região centro-oeste e a Neusa atua há mais de 18 anos com alimentação e está muito preparada para esta competição. Certamente estaremos muito bem representados”, diz a gestora.  

“Precisávamos elaborar uma receita que represente o município e a região e que fosse confeccionada com produtos da agricultura familiar. Então, pensamos num feijão tropeiro nutritivo, que conta com a carne suína que já é utilizada na alimentação escolar, com o feijão-caupi que é produzido aqui, abóbora cabotiã, banana da terra, couve e pimenta de cheiro. O prato deu tão certo que já estamos pensando em incluí-lo na merenda escolar”, disse a nutricionista.

Hoje pela manhã (04), a secretária Lúcia apresentou a nutricionista e a merendeira ao prefeito Ari Lafin e a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, que puderam, inclusive, provar a receita. “Que notícia maravilhosa, saber que estamos sendo reconhecidos pela qualidade da alimentação escolar e pela compra dos produtos da agricultura familiar em plena pandemia. Vocês pais que tem seus filhos na rede municipal de ensino, saibam que toda a merenda escolar é muito bem preparada por nossas merendeiras, sob o acompanhamento de nossas nutricionistas. Parabéns pela receita e pelo trabalho realizado em nosso município. Estaremos torcendo por vocês”, disse o prefeito.

As participantes viajam no domingo (06), para Brasília, onde participam de uma etapa do reality que inicia na segunda-feira (07). O programa terá etapa também em São Paulo. O 'Merendeiras do Brasil' será exibido pela Rede TV.  

Como o programa começou

Para valorizar o papel das merendeiras e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento criaram o Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. As cinco merendeiras mais bem colocadas dos concursos realizados nos anos de 2016 e 2017 formaram o grupo das 10 concorrentes ao título de Super Merendeiras. Durante a pandemia, o programa não foi realizado. Neste ano, o reality show está de volta com novo nome, ‘Merendeiras do Brasil’.

Para você que ficou com água na boca e deseja provar o prato típico que nossa merendeira fará no reality show, segue a receita:

FEIJÃO TROPEIRO NUTRITIVO

Ingredientes

125 gramas de feijão caupi verde (feijão de corda)

125 gramas de carne suína em iscas

75 gramas de abóbora cabotiã cortada em cubos

125 gramas de banana da terra descascada e fatiada em rodelas finas

¼ maço ou 75 gramas de couve picada fina

50 gramas de farinha de mandioca

50 gramas de cebola picada

1 dente de alho amassado

Sal a gosto

Pimenta de cheiro a gosto

25 gramas de limão taiti

Óleo ou manteiga apenas para untar a frigideira

Modo de Preparo:

- Temperar a carne com sal, alho, pimenta de cheiro e limão;

- Lavar e cozinhar o feijão em grãos firmes e escorrer a água;

- Enquanto cozinha o feijão, fritar a carne com o próprio caldo que soltar do tempero, colocando água aos poucos até que fique macia. Se necessário, utilizar um fio de óleo;

- Ao mesmo tempo que prepara a carne e cozinha o feijão, cortar a cabotiã, a couve e a banana-da-terra;

- No decorrer do processo, ir grelhando a banana-da-terra em uma frigideira grande untada com um fio de óleo ou manteiga;

- Ao retirar a carne da panela, utilizar a mesma panela para dourar a cebola;

- Acrescentar o feijão cozido, a cabotiã e a carne já preparada e mexer vez em quando, pingando água aos poucos, se necessário;

- Quando a cabotiã estiver ao dente, misturar a couve e em seguida a farinha de mandioca;

- Corrigir o sal, retirar a panela do fogo e finalizar a preparação com a banana grelhada.

Rend: 5 porções

Tempo de preparo: 20 a 30 minutos