Geral

NIF fiscaliza queimadas registradas em Sorriso

A seca mal começou e Sorriso já registrou os primeiros focos de queimadas de grandes proporções. Só no último mês, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura emitiu seis autos de infração por queimadas, fora outros casos que ainda estão em análise pela equipe técnica.

Segundo o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, a análise técnica quanto à responsabilidade dos donos de terrenos baldios sobre as queimadas é muito criteriosa e leva em consideração vários aspectos, dentre eles os prejuízos causados ao proprietário, como o caso registrado ontem, onde um  chacareiro perdeu horta, pomar e pasto em um incêndio ocorrido nas proximidades do bairro Estrela do Sul. 

Já os proprietários que deixam terrenos baldios com mato alto são considerados negligentes se houver foco de incêndio em sua área.     

 "Dentro do perímetro urbano ter pasto já é complicado, e quando tem é preciso ter aceiro dos dois lados da cerca, aproximadamente quatro metros de cada lado da cerca. O poder público faz a parte dele, na beirada da rua, mas dentro da cerca ele não pode entrar. O capim estava acima de 1,5 metro e isso não é permitido pelo NIF. Peço que os proprietários que tenham terrenos mandem limpar porque se pegar fogo a multa vem e é salgada", explicou Reinaldo.