Geral

Novo espaço no HCan vai garantir conforto na espera

Pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT) e os acompanhantes, que precisam ficar durante horas ou até o dia todo na unidade, vão ganhar um espaço mais humanizado e climatizado para essa espera. O ambiente será construído próximo à entrada da unidade onde já existe uma espécie de ponto em que as pessoas estão acostumadas a aguardar. O local é aberto e oferece pouco conforto diante do clima quente da Capital. No hospital, mais de 70% dos atendimentos são de pessoas do interior ou até de outros estados. A intenção é acolher melhor estes pacientes e acompanhantes, que após viajarem horas ainda precisam esperar o dia todo.

 

O novo local vai oferecer bancos confortáveis, ar-condicionado, banheiro com chuveiro, vestiário e bebedouro. As pessoas terão um acolhimento melhor, mais humanizado, especialmente para quem precisa ficar o dia todo, afirma a gerente administrativa da unidade, Renata Oliveira.

 

Ela explica que, atualmente, as pessoas que precisam aguardar ônibus, vans ou pacientes em tratamento ficam entre um lugar e outro no hospital. Ficam nesse ponto, no calor, na cantina, pelo hospital. Agora, com esse projeto e a ajuda dos parceiros, terão mais comodidade.

 

O valor da obra, que deve durar de 60 a 90 dias, ainda é sendo levantado. Os recursos serão garantidos por meio das doações e parceiros. A expectativa é que a obra comece em no máximo 60 dias.

 

Espera amenizada

Pacientes que estão acostumados a esperar na unidade ficaram empolgados com o projeto. Muitos chegam à unidade por volta das 5h e só vão retornar para as suas casas no início da noite, como é o caso de Marlene Martins Barbosa, 66 anos. Em tratamento contra melanoma, ela mora em Rondonópolis (212 km ao sul) e precisa ir até a unidade a cada 6 meses. "Consultei pela manhã, mas vou ter que esperar até o fim da tarde a van vir buscar, pois há outras pessoas que serão atendidas ao longo da tarde".

 

Para ela, a notícia do espaço climatizado e acolhedor foi motivo de alegria. A" gente fica feliz em ver melhorias. Todos sabemos o quanto aqui em Cuiabá é quente, principalmente durante à tarde, e esse espaço, com certeza, será muito bom".

 

Leonice Maria da Cruz, 52, mora no bairro Pedra 90, em Cuiabá, saiu de casa cedo para uma consulta e um exame e aguardava no ponto. Ela contou que chegou ao hospital por volta das 6h da manhã para uma consulta, mas precisava esperar por um exame agendado para 13h. Precisava aguardar mais de 4h30, pois não compensava voltar para casa. Com o novo espaço, ela lembra que assim como ela, as pessoas com certeza vão ficar mais confortáveis para esperar. "Aqui, além do calor, existe problemas quando chove, pois não é fechado e dependendo molha tudo".