Geral

Núcleo abre inscrições para ações de cidadania voltadas aos jovens sorrisenses

A prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está divulgando as inscrições para o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Mais uma vez, a Administração Municipal está articulada para receber o Selo Unicef - que já foi conquistado em 2012 - e a implementação do NUCA é um dos requisitos para que o município alcance o Selo edição 2021/2024.

A iniciativa, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Podem participar jovens entre 12 e 17 anos e as inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura, pelo link https://forms.gle/V5WU8UyJ4Sfm9GaNA, até o dia 10 de março. No dia 13, acontecerá o 1º Fórum Comunitário quando será apresentado o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que deverá ser aprovado por representantes do Poder Público, sociedade civil organizada e pelos jovens que integrarão o Núcleo; além do Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes. O Fórum será no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi, das 13 às 17 horas.

O mobilizador de adolescentes, Diogo Martins, explica o que é o NUCA e reforça a importância das inscrições dentro do prazo. “Nossa campanha é baseada em atrair jovens líderes que irão representar a juventude municipal em discussões e na promoção de ações em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Meu convite é para que todos que tenham interesse em participar façam a sua inscrição até o dia 10. Após essa data estaremos aceitando novos ingressos, porém a temática do Fórum será toda centrada na juventude do município, por isso a importância dos jovens se inscreverem para participar”, explica.

“Ao fazer a adesão ao Selo Unicef, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada. Por isso, é necessária a promoção de fóruns de debates e a participação de todos neste processo”, frisa a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.  

Cada ciclo do Selo Unicef é composto por quatro anos, coincidindo assim com os períodos das gestões municipais. A edição 2021/2024 já conta com 2.023 municípios de 18 estados confirmados. Este é o maior número de adesões da história do programa.