Geral

Número de acidentes de trânsito cresce 10% em Sorriso

Foto: Portal Sorriso

Nos 31 dias de julho, Sorriso registrou um aumento de 10% no número de acidentes no perímetro urbano em relação ao mês de junho. Ao todo, no sétimo mês de 2021 foram contabilizadas 170 ocorrências, sendo 82 com vítimas e 88 somente com danos materiais.

Já no mês de junho foram 155 acidentes, sendo 71 com vítimas e 84 somente com avarias nos veículos envolvidos. Em maio, o número foi um tantinho maior que junho, com o registro de 159 acidentes, sendo 80 com vítimas e 79 somente com danos materiais.

Os dados, compilados pela Guarda Municipal de Trânsito (GM), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, mostram que, se a análise for feita em relação ao mesmo mês do ano passado, fica evidenciado o aumento de 27% no volume de ocorrências, já que em julho de 2020 foram registrados 134 acidentes, sendo 58 com vítimas e 76 somente com danos materiais. Em 2019, julho respondeu por 133 ocorrências, 69 com vítima e 64 sem vítima. 

No acumulado de janeiro a julho deste ano, foram registrados 1.019 acidentes. Em todos os 12 meses de 2020, o total de ocorrências foi de 1.633, frente aos 1.652 registros de 2019.  No acumulado 2017/2020, o número de acidentes foi reduzido em 2%. O número, que pode parecer muito pouco, ganha outra dimensão quando se leva em consideração um aumento de 23% na frota de veículos circulando no Município.

No entanto, mesmo com esforços em diversas frentes, não tem sido possível reduzir ou até mesmo manter estáveis estes números. “Há um trabalho intenso no sentido de manter as vias em boas condições de tráfego, de reforçar a sinalização e de desafogar pontos mais críticos, no entanto, é lamentável verificar este aumento no índice de ocorrências”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Além das ações de infraestrutura, o secretário lembra ainda que o trabalho para coibir a perigosa prática de conduzir sob efeito de bebida alcoólica também segue reforçado, por meio de operações integradas com a Polícia Militar (PM), com a Polícia Judiciária Civil (PJC), demais forças de segurança, órgãos fiscalizadores e avalizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

“Mais uma vez, fazemos nosso apelo aos condutores, para que mantenham a velocidade dentro do que é permitido por lei, que ajam de maneira prudente, com cautela e sempre no sentido de evitar acidentes, resguardando a saúde e, principalmente, a vida das pessoas”, reforça o secretário.