Geral

Obra do novo Paço Municipal é oficialmente lançada

Dentro dos próximos dias, os 11.955,37 m² do Equipamento Urbano 2, na Avenida dos Poderes, no Parque dos Poderes, Zona Sul de Sorriso, passará a ser o canteiro de obras do novo prédio que irá abrigar o Paço Municipal. Ao todo, são 6.476,55 m² de área construída, divididos em três pavimentos.

Na manhã desta quinta-feira (4 de agosto), durante um ato simbólico, o prefeito Ari Lafin autorizou o início da obra, que será conduzida pela catarinense Salver Construtora e Incorporadora, empresa definida por meio de licitação. O novo local para abrigar o Executivo Municipal foi licitado pelo valor global de R$ 19.752.646,23 e o prazo de construção é de 20 meses.

Para o prefeito, o novo prédio deve garantir um espaço adequado para o Executivo Municipal, e o deslocamento da estrutura administrativa deve desafogar o trânsito no atual eixo central do Município, contribuindo, desta maneira, para as ações de melhoria da mobilidade urbana. “Todo o Município ganha com isso, com um prédio amplo, moderno, que vai conseguir dar suporte a toda a estrutura necessária para um município como o nosso, que cresce a uma taxa de quase 20% ao ano”, destaca o gestor.

Junto ao líder do Executivo Municipal, a primeira-dama, Jucélia Ferro, que também é secretária de Assistência Social, outros secretários e demais servidores públicos municipais acompanharam o lançamento da obra. Representando a Câmara de Vereadores, o parlamentar Marlon Zanella, integrantes da loteadora responsável pelo Parque dos Poderes e o diretor-presidente da construtora, Sálvio Pedro Machado.

Segundo ele, cerca de 40 operários devem atuar na obra, que será edificada em estrutura de concreto pré-moldado.  O novo Paço vai garantir que, junto com o prefeito e o vice, secretários municipais possam desfrutar o mesmo espaço, o que deve otimizar processos. Além das áreas destinadas às estruturas administrativas, o novo Paço também vai dispor de 10 salas de reuniões e um auditório.

Quanto ao atendimento ao público? Vamos lá: além do novo Paço, a Prefeitura também trabalha para viabilizar a edificação do Complexo da Cidadania, que terá mais de 2 mil m² de área construída e deve centralizar setores voltados ao atendimento do cidadão, como o Ganha Tempo e o Departamento de Tributação da Prefeitura, por exemplo. O prédio deve ser erguido na esquina entre a Avenida Perimetral Sudoeste com a Rua La Paz. Atualmente, o projeto passa por análise e deve ser licitado em setembro.

Outras secretarias, como a de Saúde e Saneamento, por exemplo, devem continuar com estruturas de atendimento na região central. “Inclusive, há estudos para que o prédio que abriga a Prefeitura atualmente possa servir como a sede da Secretaria”, adiantou o prefeito.

Imagens

Texto: Decom

Fotos: Reginaldo de Souza