Geral

Operação conjunta aperta o cerco contra a dupla álcool e direção em Sorriso

Foto: Cenário MT

Forças de segurança do Município e do Estado focadas no combate à dobradinha que pode ser mortal: álcool e direção. Das 21h de sexta (21) até as 3h de sábado (22), foi desencadeada  mais uma edição da Operação Lei Seca em Sorriso, sob a liderança da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), com participação da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil (PJC), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e da 37.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).  Além da Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Semsep, a Prefeitura também foi representada por técnicos do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da unidade do Procon de Sorriso.

No intervalo de tempo em que as equipes ficaram no trecho entre as avenidas Blumenau e Brescansin, 612 veículos passaram pelo local e 238 foram abordados para que seus condutores fizessem o teste do etilômetro.  Neste grupo, cinco condutores se recusaram a fazer o teste, sendo que um destes foi encaminhado à PJC por apresentar visível estado de embriaguez.

No universo dos 238 abordados e 233 testados, 12 condutores apresentaram níveis de álcool no organismo de até 0,33mg/L, o que configura infração de trânsito. Já outros 16 condutores apresentaram níveis superiores a isso, sendo conduzidos pelo crime de dirigir sob influência de álcool.

Além destas autuações, outros 13 condutores também foram autuados por conduzir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão da Primeira Habilitação (PPD), e 7 por conduzir  veículo não-licenciado. Ao todo, 17 CNHs foram recolhidas e 14 veículos removidos. Entre os motivos das remoções, a ausência do licenciamento, veículos com equipamentos em desacordo, placa violada, entre outras.

Além desta ação específica, neste fim de semana outros dois condutores foram detidos por estarem embriagados ao volante. Um deles acabou se envolvendo em um acidente no bairro Village e outro foi abordado por uma guarnição da GM que estava fazendo ronda na Perimetral Noroeste.

“Voltamos a insistir na mesma orientação que é a de não arriscar  sair a pé, conduzir bicicleta, carro, moto, caminhonete ou caminhão sob efeito do álcool, porque a chance de acontecer um acidente é realmente grande”, destaca o coordenador da GM, Márcio Pires.

Perturbação do Sossego

 A Guarda Municipal de Trânsito (GM) também registrou 61 ocorrências de perturbação do sossego das 18h de sexta-feira (21) às 6h desta segunda (24). Com apoio do NIF, da PM e da PJC, duas pessoas foram conduzidas à delegacia pela prática.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a GM registrou 1756 ocorrências desta natureza, sendo março o recordista de som alto, com 495 chamados. Em fevereiro foram 430 registros, em janeiro, 385 e em abril, 446.

O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora. Em tempos de pandemia de Covid-19, muitas vezes o som que perturba a vizinhança também releva outra situação perigosa, as aglomerações.