Polícia

Operação de combate ao transporte clandestino apreende 4 ônibus em Sorriso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sorriso e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começaram ontem uma operação com o objetivo de coibir o transporte clandestino de passageiros. Nesta quarta-feira (4), foram apreendidos quatro ônibus que não atendiam à legislação para transporte seguro. 

Na operação que deve seguir até sexta-feira ou por mais dias, a PRF e ANTT realizam fiscalização itinerante ao longo da BR-163. As equipes fazem rondas, e quando avistam um ônibus suspeito, efetuam a abordagem e checagem dos documentos. 

De acordo com a supervisora de fiscalização da ANTT Letícia Dantas, é verificado se a empresa está habilitada para o serviço executado. "Às vezes, tem empresa habilitada para o transporte de fretamento, por exemplo, mas faz o regular sem autorização. Além disso, a gente olha toda a questão segurança, como pneu, extintor, martelo de quebrar vidro, e documentação do veículo e do motorista". 

O chefe da 6.ª Delegacia da PRF de Sorriso, o inspetor Leonardo Ramos, informou que o foco é tirar de circulação os veículos que trazem insegurança ao trânsito e aos passageiros. 

Conforme Ramos, muitos condutores não têm a devida qualificação para conduzir veículos de transporte de passageiro, e há casos de ônibus em mau estado de conservação, com manutenção precária, e sem seguro obrigatório. 

"O cliente muitas vezes não consegue enxergar os riscos em viajar em ônibus como esses. Mas, nos últimos anos, temos observado diversos acidente envolvendo ônibus clandestinos, quase sempre envolvendo perdas de vidas. É comum encontrar [nos veículos irregulares] transporte de produtos perigosos, animais silvestres, pessoas com mandado de prisão em aberto e armas de fogo", informou.