Polícia

Operação Dispersão registra 134 notificações em Sorriso

Foto: Portal Sorriso com Decom

Das 18h de sexta-feira (24) até as 6 horas de ontem (27), foram registradas 134 notificações durante a Operação Dispersão, que reúne profissionais da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), do Procon e da Polícia Militar (PM).

De acordo com o comandante do 12.º Batalhão de PM, tenente-coronel Jorge Almeida, ao menos 15 destas ocorrências demandaram a presença de policiais militares, mas todas as situações foram resolvidas no local da ocorrência. Duas situações resultaram no registro de Boletins de Ocorrência: um por embriaguez ao volante e um em que adultos foram flagrados ofertando bebidas alcoólicas a menores de idade.

O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, comenta que somente em uma das ocorrências foi registrada uma movimentação de mais de 200 pessoas no Parque Ecológico, sendo que, metade estava sem a máscara de proteção facial. “Imediatamente orientamos que estas pessoas retornassem para suas casas, visto que praças, parques e outras áreas públicas de convivência seguem fechadas para esporte ou lazer neste período de pandemia”.

Reinaldo informa ainda que foram fechados três bares por falta de documentação e aglomeração. “Em um deles, havia mais de 30 pessoas em um espaço com menos de 50m², e nos outros, mais de 20 pessoas aglomeradas, todas sem máscara”, detalha.

De acordo com o boletim emitido hoje, Sorriso tem o registro de 2.176 casos de Covid-19. Deste total, 1.178 pessoas já estão curadas e 955 ainda estão com o Sars-CoV-2 ativo no organismo. Do montante de “ativos”, 47 estão internados, sendo 19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 28 em enfermaria. Os dois leitos públicos de UTI em Sorriso, disponíveis no Hospital Regional de Sorriso (HRS), estão com 100% de ocupação.

Além destes números, outros 1.287 pacientes aguardam o resultado de exames para confirmar, ou não, a contaminação pelo novo coronavírus e, até este momento, 1.985 exames deram resultado negativo para a Covid-19.

O documento apresenta ainda o afastamento de 39 profissionais de saúde por conta desta doença, bem como a morte de 43 pessoas. Outras três mortes estão sob investigação para saber se foram, ou não, causadas pelo novo coronavírus.

“Mesmo com a flexibilização para o funcionamento do comércio, aglomerações continuam totalmente proibidas, o uso de máscara facial é obrigatório em ambientes públicos e estabelecimentos comerciais e qualquer situação que fuja a estas regras deve ser denunciada”, reforça Reinaldo, lembrando que as empresas também devem cumprir rigorosamente o protocolo de contingência, obrigatório para liberação do funcionamento neste período de pandemia.

Para fazer denúncias, a população tem à disposição os telefones 150 (Central de Informações sobre a Covid), 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal de Trânsito) e o próprio 190 da PM.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom