Geral

Pessoas que escolhem vacina voltam para o fim da fila em Cuiabá

Foto: Agência Brasil

Com um percentual baixo da população vacinado contra a covid-19, pessoas estão indo aos postos de vacina em Cuiabá e querendo escolher o tipo de imunizante que receberá. Nesses casos, além de não poder escolher a marca, se a pessoa se recusar a ser vacinada com a dose disponível, voltará para o fim da fila.

Essas pessoas têm sido chamadas nas redes sociais de "sommeliers" da vacina, ou seja, indivíduos que escolhem o imunizante como se fosse uma bebida ou comida que está à disposição. Casos do tipo têm sido registrados na maioria dos estados brasileiros.

Em Mato Grosso, estão disponíveis os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Jenssen. Entre as fake news que circulam na internet - e que têm interferido na vacinação - estão posts de que a CoronaVac não é tão eficiente e que os efeitos colaterais da AstraZeneca são muito fortes.

Segundo a Secretaria de Saúde da Capital, ao chegar no posto de vacinação a pessoa é informada do imunizante que vai tomar - que depende do grupo ao qual o indivíduo pertence e o local onde será vacinado - e não tem o direito de escolher outra marca.

Se não quiser tomar o imunizante oferecido, não será obrigado a se vacinar. Depois disso, se em um prazo de 48 horas a pessoa não voltar ao posto de vacinação para se imunizar, volta para o fim da fila, ou seja, só será vacinado depois que os maiores de 18 anos forem imunizados.

Medidas semelhantes

Algumas prefeituras do interior de São Paulo também estão adotando a estratégia de colocar os "sommeliers da vacina" no fim da fila. Cidades como Rio Preto fazem com que a pessoa assine um termo de responsabilidade, onde afirma que se nega a tomar a vacina por causa da marca, além do cadastro passar para o final da fila.