Polícia

PF faz operação, prisões e apreensões de bens avaliados em R$ 10 milhões em Sinop, Primavera e Pará

A Polícia Federal deflagrou, a operação “Mãos ao Alto” que tem o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas no modal aéreo, associação para o tráfico e organização criminosa. Foram expedidos três mandados de prisões temporária, cinco de buscas e apreensões, de duas aeronaves e o arresto de ativos financeiros, no montante de R$ 10 milhões em Sinop, Primavera do Leste, Belém e Novo Progresso. 

O delegado da Polícia Federal em Sinop, Gustavo Vasques, informou, através da assessoria, “que o mandado de prisão temporária de um dos investigados que foi identificado como um dos pilotos dessa organização criminosa”.

A investigação teve início após operação conjunta da Polícia Federal, Gefron, Polícia Militar e CIOPAER, realizada, dia 26 de fevereiro, que interceptou a aeronave de pequeno porte no aeroporto em Sinop, com 462 quilos de cocaína. Na ocasião o piloto foi preso em flagrante delito e os seus aparelhos telefônicos foram apreendidos.  

Após a prisão, as forças policiais apreenderam 1,7 mil quilos de cocaína escondidos entre folhas e lonas, em uma região de mata do pantanal de Poconé (105 km de Cuiabá), após identificar a origem do trajeto da aeronave, uma pista clandestina localizada no interior da fazenda São José.

Segundo a PF,  a droga apreendida em Sinop seria apenas uma parte daquela mantida em depósito pelo mesmo grupo criminoso em Poconé, que ainda seria transportada por aviões. Segundo a PF, as ordens judiciais cumpridas hoje, expedidas pela Justiça Federal em Sinop, visam atingir o núcleo da organização criminosa, com a segregação temporária dos principais membros, além das apreensões de itens no interesse da investigação.

 

Redação Só Notícias (atualizada 16:33h - fotos: assessoria)