Geral

Plantio da safra de soja em Sorriso alcança 11% da área estimada

O plantio da safra de soja do Brasil 2021/22 atingiu, até semana passada, 1,3% da área estimada, de acordo com levantamento da AgRural. Em Sorriso, o ritmo está mais avançado e alcança cerca de 11%.

Na Capital do Agronegócio, a expectativa é de produção positiva, tendo em vista as chuvas regulares que começaram a regar o campo e abriram a oportunidade antecipada para o plantio.

"Levantamento junto aos associados do Sindicato aponta que há cerca de 11% de plantio no município. Em comparação com o ano passado, estamos adiantado em cerca de 30 dias o plantio. Está indo tudo bem, com chuvas pontuais e dado start no plantio. Teremos uma safra um pouco mais tranquila no ano que vem", informou Felipetto.

Recorde de produção

Com 268 milhões de toneladas, o Brasil registrou produção recorde de grãos na safra 2020/21. O volume, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, é 4,2% maior do que o recorde anterior, alcançado na safra 2019/2020, quando foram produzidas 257 milhões de toneladas. Em números, a Safra 2020/2021 movimentou mais de 470 bilhões de reais no Brasil.

Em Mato Grosso, o aumento na produção tem um grande aliado, a abertura de novas áreas de produção em solos de pastagem, que estão sendo realocados e gerando mais espaço para a produção do grão. O Norte do estado é a principal região que vem abrindo estes locais de produção.

Em 2020/21, a produção de soja elevada mantém o Brasil como o maior produtor mundial do grão. Investimentos em tecnologias e atuação direta no campo, seguindo cronogramas de plantio, são as principais e mais positivas ações para contribuir com o avanço.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto, frisou que na região houve problemas de atraso de plantio e excesso de chuva na última colheita, o que acarretou em diminuição da produtividade por hectare.