Polícia

PM reforça patrulhamento rural com o fim do vazio sanitário da soja

Foto: Portal Sorriso

O objetivo é prevenir crimes de roubos e furtos de defensivos, insumos e maquinários nas propriedades rurais

Com o término do período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso, a Polícia Militar, por meio do patrulhamento rural intensifica, a partir desta semana, o policiamento ostensivo e a fiscalização para prevenir crimes de roubos e furtos de defensivos, insumos e maquinários nas propriedades rurais. 

Desde quinta-feira (17), produtores rurais estão autorizados a plantar soja no Estado; já que encerrou os três meses do período de vazio sanitário, iniciado em junho deste ano.

O comandante da 14º Companhia Independente de Força Tática, tenente-coronel Gleber Candido explica  que as ações de segurança pública no campo visam inibir os roubos de defensivos agrícolas, tendo em vista o aumento da circulação e armazenamento de tais produtos nas propriedades.

“O desenvolvimento dos meios de comunicação entre a comunidade rural e a polícia, possibilita a diminuição do tempo de resposta e o auxílio das ferramentas de inteligência para tomada de decisão nas ações de segurança, bem como o desenvolvimento de estratégias regionais de cerco e contenção para repressão de ilícitos. Em 2020 foi possível alcançar importantes resultados, tal qual a redução de mais de 20% de furtos em propriedades rurais”, conta o tenente-coronel. 

De março a 4 de abril, a PM prendeu 14 pessoas envolvidas em quadrilhas especializadas em roubos e furtos de defensivos agrícolas em Mato Grosso. As ações de repressão à prática criminosa ocorrem nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste e Vera. Mais de 150 galões e centenas de fardos de produtos líquido, granulado e em pó foram recuperados pelos policiais militares. Treze armas de fogo foram apreendidas nestas diligências com os suspeitos. 

O uso de tecnologias como GPS e aplicativos de celular são grandes aliados que auxiliam os policiais militares a agirem rápido; detendo as quadrilhas em flagrante e recuperando os defensivos agrícolas e os maquinários dos produtores rurais.

Texto: Redação Portal Sorriso com Assessoria