Geral

PMs de Sorriso participam de curso de 'Sobrevivência Policial'

Começou nesta segunda-feira, e segue até sexta-feira (21 a 25 de fevereiro), no Centro de Eventos Ari José Riedi, a 27.ª edição do curso de Sobrevivência Policial, ministrado pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) MT, tenente-coronel Fabiano Pessoa.  A formação, destinada a 25 PMs sorrisenses, visa qualificar o policial para que, ao se deparar com situações de elevado estresse, adote as melhores escolhas para preservar sua vida e proteger as pessoas que lhe circundam.

O comandante do 12.º BPM de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, aponta o apoio que tem recebido do alto comando da corporação para a realização destas atividades diferenciadas em Sorriso, assim como da Administração Municipal. “São ações conjuntas que resultam em mais segurança para o cidadão, seja por meio de ações diretas de combate à criminalidade, seja por meio da formação integral do policial”, aponta.

Gabinete de Gestão Integrada

Ainda na quinta-feira (17 de fevereiro), em uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o comandante-geral da PM, coronel José Jonildo de Assis anunciou mais 20 policiais militares para Sorriso depois de cumpridas todas as etapas necessárias de aprovação no concurso público realizado neste domingo (20 de fevereiro) e conclusão da formação necessária.

Operação Cidades do Agro Protegidas

De sexta-feira até domingo (18 a 20 de fevereiro), por meio da operação Cidades do Agro Protegidas – edição 12.º BPM, deflagrada pela Polícia Militar (PM), os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte receberam uma dose extra de policiais na rua, assim como demais integrantes de forças de segurança focados em combater a criminalidade.

Além do efetivo dos três municípios, a operação também contou com a participação de forças especiais, como a Patrulha Rural, a Força Tática, e a Cavalaria (de Nova Mutum). Outros parceiros, como a Guarda Municipal de Trânsito (GM), e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) por exemplo, também contribuíram com a operação.

Somente em Sorriso, os três dias de operação resultaram na abordagem de 541 pessoas, condução de 31 para a Polícia Judiciária Civil (PJC) e apreensão de 3 carabinas e 1 simulacro de arma de fogo.

Operação Lei Seca

Dentro da Operação Cidades do Agro Protegidas, foi realizada a 3.ª edição do ano da Lei Seca. Por meio do trabalho conjunto entre a Semsep, a PM, a PJC, o Detran, o Corpo de Bombeiros e  Ciopaer, sempre com aval do GGI, a blitz resultou no encaminhamento de 18 pessoas à PJC pela prática de dirigir sob influência do álcool.

Além destas 18 pessoas flagradas com nível de álcool no organismo igual ou superior a 0,34 mg/ L, o que configura crime; outras 10 apresentaram índice igual ou inferir a 0,33 mg/L, o que é considerado somente infração.

Ao todo, 62 veículos foram parados para averiguação na esquina entre as avenidas Natalino Brescansin e Blumenau, bem no centro da cidade. A operação teve início às 22h30 de sexta-feira (18 de fevereiro) e foi encerrada às 4h de sábado (19 de fevereiro).

“Além destas ações fiscalizatórias, nossa Guarda Municipal tem igualmente intensificado as ações educativas e de organização do trânsito, principalmente em pontos de grande movimento, contribuindo assim para a promoção de um trânsito mais seguro, tranquilo e humanizado”, afirma o titular da Semsep, José Carlos Moura.