Polícia

PM’s suspeitos de matar jovem em Chapada dos Guimarães são afastados

Foto: Olhar Direto

Os dois policiais militares envolvidos na morte de Jhonatan da Silva Rosário, 23 anos, foram afastados de suas atividades operacionais. O jovem foi morto na noite de quarta-feira (30), quando voltava da casa da namorada em uma motocicleta, no centro de Chapada dos Guimarães .

Por meio de nota, a Instituição informou que o 1⁰ Comando Regional de Cuiabá e a Companhia de PM de Chapada dos Guimarães afastaram os servidores, que já respondem Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso.

Uma câmera de segurança flagrou o exato momento em que os policiais atiram contra o jovem (assista aqui). As imagens vão contra a versão apresentado pelos PMs, de que estavam dispersando pessoas na Praça Dom Wunibaldo e quando voltaram para a viatura, teriam visto o rapaz em uma motocicleta em alta velocidade e fazendo “algazarras”.

No vídeo, é possível ver que os dois policiais estão ao lado da viatura, parados e embaixo de uma árvore. Em dado momento, o jovem aparece na imagem e os PMs correm em sua direção.

A vítima parece se assustar e joga a motocicleta para um pouco para a direita, na tentativa de desviar. Também é possível notar que ele ainda chegar a frear o veículo. Um dos policiais chega a chutar a motocicleta. Já o outro, aparece apontando a arma para o jovem desde o momento em que sai de trás da viatura. O disparo, que acertou a coxa de Jonathan da Silva, teria acontecido justamente neste momento.

Acionado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou Jonathan para uma unidade de saúde, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. A morte do jovem causou revolta de amigos e familiares, que fizeram um protesto na manhã de quinta-feira (1).

Texto: Fabiana Mendes/Olhar Direto