Geral

Poder público flexibiliza uso da máscara contra a Covid-19 em Sorriso

O uso de máscara contra a Covid-19 em Sorriso será flexibilizado, por meio de lei municipal, na próxima semana. A dispensa do uso da proteção deverá ser indicada às pessoas que não apresentarem sintomas gripais e que estejam em quaisquer ambientes, com exceção de unidades médicas.

Os detalhes quanto à suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras no município de Sorriso serão especificados no projeto de lei que será proposto pela Câmara de Vereadores, analisado e posteriormente sancionado pelo Poder Executivo.

A deliberação sobre o uso de máscara no âmbito municipal foi debatida hoje em reunião extraordinária realizada pela Prefeitura com os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

“Pretendemos democratizar ainda mais a pandemia, que provavelmente será reconhecida como endemia. É uma vontade também da sociedade como um todo e foi observado na reunião que praticamente por unanimidade nos foi acenado de forma positiva para que possa ser sancionado por decreto ou através de lei. O Legislativo acenou que deve tramitar a lei para que a máscara seja facultativa. Deveremos sancionar na próxima semana”, informou o prefeito, Ari Lafin.

Conforme o chefe do Executivo, deverá ser recomendado que nos postos de saúde e nos hospitais as pessoas continuem usando a máscara. “Nos demais ambientes, devem usar quem tem sintomas gripais e quem deseja continuar, pois é um direito. Daremos liberdade para quem não queira usá-la”.

À Prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces) relataram que há casos de clientes que se recusaram a permanecer nos estabelecimentos comerciais devido a obrigatoriedade do uso de máscara. “Mas esperamos que aqueles que tiverem com febre ou sintomas gripais usem a máscara em apoio ao próximo e busquem o nosso Hospital de Campanha para que seja feito o tratamento”, finalizou o prefeito.