Polícia

Polícia Civil de Sorriso cumpre 11 mandados em operação de combate ao tráfico de cocaína

Foto: Portal Sorriso

A Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso deflagrou, nesta manhã, a operação “Ex-combatente” para dar cumprimento a ordens judiciais relacionadas a investigações do tráfico de cocaína no município e região. Dois homens e uma mulher foram presos na cidade e outros mandados de prisão foram para cumprimento em Mirassol D'Oeste (MT) e no estado de Santa Catarina (SC).

Em entrevista à imprensa, o delegado Nilson Farias informou que a operação visa coibir o fornecimento de cocaína que vem da fronteira e abastece o município de Sorriso e região.

Presos

Um dos detidos, identificado como Fernando de Padova, é apontado como suposto fornecedor de drogas em Sorriso. Sem passagem pela polícia, e que inicialmente não despertava suspeita, o homem é proprietário de uma transportadora em Sorriso. “A cocaína pura, in natura, vinha e seria trabalhada na cidade de Sorriso para depois ser distribuída. Essa operação trabalha especificamente com fornecedores”, informou Farias.

Na casa do empresário Fernando de Padova, na rua Peixoto de Azevedo, em Sorriso, além de computadores (um notebook, duas CPUs) e celulares, a PJC apreendeu uma caixa com anabolizantes.

Outro suspeito detido em Sorriso foi identificado como Cristian Jonas Perin, capturado na rua Bené. O terceiro mandado de prisão foi expedido em desfavor de Fabrício Albertone Mazeto, preso em 2018 com cocaína na rodoviária de Sorriso, cuja detenção foi o pontapé das investigações. Segundo a PJC, ele foi preso, nesta manhã, em Santa Catarina.

Ainda em Sorriso, foi detida uma mulher, Josiane de Oliveira, que trabalha como entregadora em uma farmácia, no bairro Vila Bela.

Em Mirassol D'Oeste, acabou de ser detido o suspeito responsável por fornecer a droga que vinha da fronteira com a Bolívia para Sorriso. Trata-se de Magno Pereira Santana, ex-militar do Exército Brasileiro. Por causa dele, segundo o delegado Nilson Farias, a operação leva o nome de "Ex-Combatente".

Produtos apreendidos

“Essa investigação é antiga que visa apreender computadores, celulares para nos munir de mais informações. Independente da apreensão de drogas, já temos provas suficientes que indicam o tráfico de drogas", frisou o delegado Nilson Farias.

Conforme o delegado regional de Sinop, Douglas Turíbio Shutze, todos os equipamentos eletrônicos serão submetidos à perícia. “Essa quadrilha vem sendo investigada há cerca de dois anos. Esse trabalho de investigação demanda tempo”, frisou.

Suspeita de lavagem de dinheiro

O delegado André Ribeiro, que também coordena a operação, informou que as investigações seguirão em andamento. “Estamos trabalhando no sentido de combater o grande tráfico de drogas, que é o de cocaína vindo da fronteira com a Bolívia. Eles vendiam droga na região, principalmente cocaína em Sorriso e todo o Nortão de Mato Grosso. Há suspeita, inclusive, de lavagem de dinheiro, estamos investigando”, informou.

Dados da operação

Ao todo, os trabalhos visaram dar cumprimento a 11 mandados, sendo cinco de buscas e apreensão domiciliar e seis de prisão preventiva, decretadas pela Justiça com base nas investigações da Delegacia de Sorriso.

As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Sorriso, Mirassol D’Oeste e no estado de Santa Catarina.

A operação conta com a participação de 34 policiais civis entre investigadores, escrivães e delegados, 11 viaturas e apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Civil de Santa Catarina.