Polícia

Polícia Civil faz Operação Celato para prender 14 por roubos e tortura em Mato Grosso

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (DERF) deflagrou, hoje, a Operação Celato para cumprir 14 ordens judiciais. Quatro mandados são de prisões preventivas a investigados pelos crimes de associação criminosa armada, roubo majorado, extorsão majorado e qualificada pela tortura. Segundo a delegada responsável pelas investigações, Elaine Fernandes de Souza, todos os alvos têm registros criminais, sendo que um deles já foi duas vezes condenado pela prática de roubo e fugiu na Penitenciária Central do Estado, duas vezes, sendo a última em 2020.

O grupo foi identificado durante investigações da DERF de um roubo ocorrido em abril, no bairro Terra Nova, tendo como vítima um empresário que chegava em casa, foi abordado por dois criminosos armados, rendido, teve pés e mãos amarradas e colocado no banheiro. Eles ordenaram que a vítima desbloqueasse os aplicativos bancários, para que efetuassem as transferências para as contas dos comparsas que davam cobertura do lado de fora.

A vítima alegou que não lembrava as senhas, momento em que os criminosos iniciaram uma sessão de tortura ligando um martelete e uma furadeira elétrica e passaram a encostar os equipamentos no corpo dele para que desbloqueasse os aplicativos. Os criminosos fizeram diversas transferências via PIX para a conta bancária e levaram grande quantidade de objetos. Um amigo da vítima chegou no local no momento, também foi amarrado e obrigado a desbloquear sua conta bancária para realização de transferências via pix. Os criminosos mantiveram as vítimas reféns por cerca de duas horas praticando intensa tortura e roubaram um veículo para fugir.

Outro roubo foi em julho, em uma empresa no bairro Novo Mundo. Funcionários e clientes foram rendidos e levados dinheiro, notebook e aparelhos celulares. Com arma de fogo, um dos criminosos em determinado momento pegou um facão e ameaçou cortar o dedo de uma das vítimas mas não ocorreu porque o dono da empresa chegou e os criminosos fugiram. Eles fugiram no veículo de uma das vítimas. A imagem de uma câmera ajudou na investigação.

Só Notícias